Chora com facilidade? Saiba que as lágrimas trazem benefícios

As lágrimas podem melhorar o humor, aliviar o estresse, limpar e proteger os olhos

Foto: Divulgação


Você chora com facilidade? Já foi chamada de chorona, caminhão do choro, manteiga derretida? Filmes, dramas na televisão ou uma simples briga já fazem você se debulhar em lágrimas? Pois bem, não é preciso ter vergonha da sensibilidade e, melhor ainda, saiba que o choro traz benefícios. As lágrimas podem trazer benefícios para a saúde.

O site "Huffington Post" ouviu especialistas e listou cinco benefícios do choro. Veja a lista:

- Alivia o estresse: segundo um estudo de Minnesota, nos Estados Unidos, chorar a aliviar o estresse. Após assistirem a um filme triste, os voluntários que se emocionaram com lágrimas nos olhos se sentiam melhores. De acordo com o estudo, o choro remove produtos químicos que se acumulam durante o estresse.

- Mulheres choram mais: mulheres choram, em média, 5,3 vezes por mês, enquanto os homens choram cerca de 1,3 vezes no mesmo período. Essa diferença é atribuída ao hormônio testosterona, que pode inibir as lágrimas, e porque as glândulas lacrimais são anatomicamente diferentes entre os gêneros;

- Melhora o humor: pesquisa feita na Holanda mostrou que chorar melhora o seu humor. Uma pesquisa mostrou que voluntários que choraram durante a sessão de um filme triste se mostraram mais felizes depois da sessão, comparado com aqueles que se apresentaram indiferentes ao drama;

- Limpa e protege os olhos: estudos afirmam que as lágrimas de choro protegem os olhos, já que lavam de dentro para fora. Além de possuírem uma substância antibacteriana e antiviral que nutre as células existentes sobre a superfície do olho e das pálpebras.

- Melhora as vias aéreas: as lágrimas passam através do canal lacrimal para as vias nasais, onde encontram o muco. O encontro das lágrimas com o muco faz com que ele se solte e seja expelido, mantendo o nariz úmido e livre de bactérias.


MARÍLIA NASCIMENTO

marilia.nascimento@gaz.com.br