5 dicas para se organizar antes de sair de férias do trabalho

Para que o retorno à rotina não seja tão desagradável, é bom deixar não deixar assuntos pendentes

Foto: Divulgação


Após passar onze meses trabalhando, nada melhor do que ter um tempinho para descansar. As tão sonhadas férias são aquele período do ano em que o trabalhador pode colocar os pés pro alto e descansar. Para que o retorno à rotina não seja tão desagradável, é bom não deixar assuntos pendentes, evitando problemas que poderiam ter sido resolvidos previamente. 

Para que você não tenha transtornos na sua volta, a coach Silvia Bez elaborou algumas dicas que podem ajudá-lo a ter um retorno muito mais agradável. E, claro, bem menos estressante!

1) Faça uma faxina nas gavetas
Tire tudo de dentro das gavetas e jogue fora o que não têm mais utilidade, como canetas estragadas. Arquive os documentos importantes e separe o que ficará pendente para a volta. Se você costuma guardar lanches, não se esqueça de levá-los para casa, evitando que percam a validade.

2) Resolva os assuntos pendentes
Isso inclui, especialmente, os e-mails que estão sem resposta. Esvazie sua caixa de entrada. Aproveite e ative a resposta automática do e-mail comunicando o período em que ficará fora e os contatos do seu substituto.

3) Oriente seu substituto sobre como desenvolver as atividades
Crie um roteiro explicativo sobre suas tarefas. Isso facilitará muito para a pessoa que ficará no seu lugar. Deixe anotado também contatos importantes com quem você fala no dia a dia, caso ela precise entrar em contato.

4) Anote todas as suas senhas (e guarde em um local seguro)
Pode parecer bobagem, mas muitas pessoas não se lembram das senhas de acesso ao computador, rede e emails quando retornam das férias. É bom sempre tê-las anotadas.

5) Faça um backup dos arquivos do seu computador
Pode ser que a pessoa que te substitua, sem querer, apague algum arquivo. Por isso, tenha seguro seus documentos para que não perca nada importante.

Assim, com organização, as férias e o retorno ao trabalho serão muito mais tranquilos. Bom descanso!

 

 


Redação Portal Gaz

redacao@portalgaz.com.br