É ciumenta? Veja dicas para aumentar a confiança e autoestima

O sentimento muitas vezes atrapalha o relacionamento e não faz bem para os dois

Foto: Divulgação


Você é ciumenta? Isso já atrapalhou o seu relacionamento? Além de afetar a relação, a saúde da pessoa também é afetada. A insegurança pode prejudicar a individualidade e a autoestima, além de interferir na confiança com o parceiro, desenvolvendo traumas e causando brigas.

O ciúme é normal, mas em excesso prejudica. Em entrevista ao Vix, a psicóloga, Deborah Oliveira, explica que o ciúme doentio coloca a confiança à prova a todo momento. “Isso faz com que a união deixe de ser positiva e entre em um processo de investigação, aprovação e desaprovação.”

É possível deixar de ser ciumenta ou amenizar o sentimento. Mas, também é importante que o parceiro faça o mesmo exercício.

- Assuma: é legal assumir que sente ciúmes, isso é essencial para reconhecer o desconforto e ver o é possível fazer para melhorar.

- Reflita: é importante identificar as causas do sentimento. Observe e pense sobre os momentos que você tem crises, e avalie o que te deixa mais afetada.

- Converse: bote as cartas na mesa, conte o que sente. A atitude ajuda a desenvolver a confiança um no outro e definir o que é suportável para cada um. Nunca guarde para si o que incomoda.

- Relembre: lembre das relações que teve no passado. Há pessoas que trazem para o presente o que viveram em outras épocas. É necessário reconhecer que cada parceiro é único, ninguém é igual. Não faça comparações.

- Reconheça: é muito importante reconhecer as próprias qualidades. Faça tarefas que aumentem o amor próprio. Isso é essencial para deixar de ser ciumenta. Uma pessoa bem resolvida não se sete tão dependente do parceiro. Faça o que você gosta, só ou com amigos.

- Controle: cuide da ansiedade e controle menos. A ansiedade prejudica os relacionamentos, ela traz pensamentos negativos e ainda cria ilusões que não têm relação nenhuma com a realidade.

Você ainda pode procurar ajuda especializada. Sessões de terapia ajudam no autoconhecimento, e aumentam a autoestima.