Uma origem nada romântica: por que o Dia dos Namorados não é celebrado em fevereiro?

Tradicionalmente, o Valentine's Day é celebrado em fevereiro em outros países

No Brasil, origem do Dia dos Namorados é puramente comercial
Foto: Divulgação


Por que o Dia dos Namorados, no Brasil, é celebrado em uma data diferente dos demais países? Aposto que você já teve essa dúvida. Nos Estados Unidos, por exemplo, o dia mais romântico do ano acontece em 14 de fevereiro, quando é celebrado o Valentine's Day, Dia de São Valentim. Neste dia, as comemorações são parecidas com as que estão acontecendo nesta segunda-feira, 12.

Mas, aqui no nosso País, a origem não é nada romântica. Para ser sincera, não tem nada de romantismo como propõe a data. O Dia dos Namorados é celebrado no mês de junho desde 1948. Mesmo que a data coincida com a véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro, o motivo é puramente comercial. É, infelizmente, o significado não tem nada com relacionado com religião.

O Dia dos Namorados foi criado pelo publicitário João Dória, pai do atual prefeito de São Paulo, João Doria Junior (PSDB-SP). Dória é proprietário da agência Standart Propaganda, e na época, foi contratado pela loja Exposição Clipper para melhorar as vendas no mês de junho, que eram muito fracas. É... O Dia dos Namorados foi estabelecido em junho pois um publicitário decidiu assim. sad


LUIZA GOULART

luiza@gaz.com.br