Menina de 10 anos faz ensaio inspirado na Frida Kahlo

Moradora de Santa Cruz, Analice é fã da pintora mexicana

Foto: Marina Winck


Nada de princesa, sereia ou personagens vindos direto dos contos de fadas. A pequena Analice, de 10 anos, admira mesmo uma figura bem mais real. É na pintora mexicana Frida Kahlo que a filha de Lauren Borba da Costa se inspira. Estudante do 4º ano do Colégio Educar-se, em Santa Cruz, a menina surpreendeu os pais e a fotógrafa Marina Winck quando questionada sobre qual seria a temática da festa de aniversário e de um ensaio de fotos. O resultado do book, feito no antigo sanatório Vida Nova, chamou atenção nas redes sociais. 

O interesse da Analice pela pintora, lembrada também pela suas sobrancelhas fartas e os enfeites de flores na cabeça, começou em casa. Quando via a mãe com livro sobre a artista, pedia para ler também. "Mas não podia porque era livro de adulto", conta. "Aí eu ganhei da minha dinda um livro sobre a Frida só pra crianças", explica, dizendo que a mexicana também foi assunto em sala de aula. E apesar da pouca idade, Analice aprendeu lições com a história da Frida que muito adulto parece ter esquecido. "Gostei dela porque quando ela quer uma coisa ela vai lá e faz", conta ela. 

A força da Frida, aliás, é o que faz Analice gostar tanto da história da artista. "Ela passou por muita coisa triste, mas era guerreira e determinada", lembra. E pra ela, a pintora é mais um exemplo de que esse papo de que mulheres são sexo frágil está mais que ultrapassada. "A maioria das mulheres que eu conheço são fortes, guerreiras e decididas", diz. E como os pais da Frida ensinaram, ela conta que desde cedo aprendeu que "pode ser o que quiser".


Fã da pintora, Analice tem imagens no seu quarto


ANA CLÁUDIA MÜLLER

ana.muller@gaz.com.br