Você sabe quantas pessoas têm o mesmo nome que o seu?

A gente pode sentir aquele ciúme ou adorar a ideia de ter um xará

Foto: Divulgação


A gente sempre tem uma curiosidade sobre a história dos nossos nomes, sobre a origem e o significado daquela palavrinha que a gente ouve todos os dias e pela qual a gente se apegou. Mas, além desta curiosidade, você nunca se perguntou realmente quantas pessoas andam por aí sendo chamadas pelo seu nome?

A gente pode sentir aquele ciúme ou adorar a ideia de ter um xará. A verdade é que é possível saber quantas pessoas no Brasil têm o seu nome e quantas pessoas têm o mesmo sobrenome que o seu em todo o mundo!

Ficou curioso? A gente te explica!

Primeiro nome

Já faz algum tempinho que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um site onde é possível conferir a frequência do seu nome. No entanto, a estimativa ainda leva em conta o último Censo Demográfico de 2010. Mesmo que esteja um pouquinho atrasado, o dado pode ser bem divertido!

No site, você escreve o seu nome e clica em “pesquisa”. Assim, o sistema busca em todo o país a incidência do seu nome. Caso queira ser um pouco mais específico, você pode escolher o estado e até o município brasileiro para fazer a pesquisa. Ainda dá pra selecionar se você quer ver somente os resultados para nome feminino ou masculino.

Além da frequência - que é o número de pessoas com este nome - o site ainda mostra o percentual da população com este nome, a posição dele em um ranking de popularidade e o estado brasileiro onde há a maior incidência - juntamente com a sua taxa.

Ainda é exibido no sistema, quando procurado no país todo, as décadas em que o nome foi mais usado para registrar crianças. Não é demais? Agora que você sabe como funciona o site, é só sair à procura dos seus xarás! Que tal fazer uma reunião de pessoas com o seu nome na sua cidade? Mãos à obra!

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PLATAFORMA DO IBGE

Ainda no site do IBGE, é possível acessar a página de “nomes mais populares”. A pesquisa também pode ser filtrada por sexo, estado e década.

Sobrenome

Já o seu sobrenome traz algo mais relacionado às suas origens. A curiosidade também é grande por saber onde este sobrenome surgiu, além do significado. A Forebears, um portal de genealogia, lançou em 2012 o sistema pelo qual se pode consultar essa informação.

Neste site, a pesquisa também é muito fácil. Basta digitar o seu sobrenome na caixa de busca e pronto. Entre as informações exibidas estão a estimativa do número de pessoas que compartilham do mesmo sobrenome em todo o mundo. É mostrada também a posição em um ranking de popularidade e o significado.

A lista incluí ainda um mapa que mostra quantas pessoas com o sobrenome moram em cada país e um ranking com as nações onde o termo é mais comum nas certidões de nascimento e onde se originou. O mapa pode ser filtrado por variáveis e baixado como imagem para consulta.

Pronto para descobrir a origem do seu sobrenome?

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A FOREBEARS


NAIARA SILVEIRA

naiara@gaz.com.br