Como a atualização do WhatsApp pode ajudar a nós, mulheres

O compartilhamento da sua localização em tempo real pode te ajudar, confie em mim!

Foto: Reprodução


Você pega um táxi depois da balada, sozinha ou com uma amiga, não conhece o taxista e, como sempre, já fica em alerta. Passa o seu endereço e ele vai por um caminho estranho. Você deixa discado no celular o 190, para caso algum problema aconteça. O taxista vai por umas ruas estranhas, você já está quase em pânico, mas aí ele te leva normalmente até em casa, sem nem perceber sua apreensão.

Se você é mulher, assim como eu já deve ter passado por uma situação parecida com essa. Pode ser o taxista, aquele cara estranho do outro lado da rua, o grupo de caras te encarando na saída da festa. Não importa, você já deve ter se sentido insegura pelo menos uma vez na vida - e se não sentiu, eu sinto muito em te dizer que um dia você vai sentir.

Todas nós já buscamos formas de acabar (ou diminuir) essa insegurança. O Vamos Juntas? é o meu movimento preferido, mas nem sempre tem outra menina por perto pra gente se apoiar. Nessa terça-feira, 24, de noite, rolando pelo feed de notícias do Facebook, me deparei com um post do BuzzFeed chamado “Esta novidade no WhatsApp pode ser muito útil para as mulheres”. Aí tudo fez sentido e “como eu não pensei nisso antes?”.

Aqui, agora, eu preciso compartilhar com todas as mulheres do mundo mais uma forma de a gente se proteger. Isso é sororidade, porque eu não me importo quem você é, se você é hétero ou gay, se é branca ou negra, se é alta, baixa, magra ou gorda. Não me importa sua religião, seu credo, sua crença muito menos a cor do seu cabelo. Também não me importa o que você pensa de mim: eu quero te ajudar, eu quero te livrar da insegurança que atinge a todas nós.

E essa atualização do WhatsApp pode ser sim, muito útil! Caso você tenha perdido os últimos capítulos, eu explico: a partir da nova atualização, é possível compartilhar a sua localização atual com seus contatos. Mas é importante ressaltar que é somente com os contatos que você quiser e por um tempo determinado. Essa pessoa, com quem você compartilhar sua localização, poderá ver onde você está, mesmo se movendo, por 15 minutos, 1 hora ou 8 horas. Você escolhe.

Para saber mais sobre a atualização, clique aqui.

Agora, vamos para o foco deste post: compartilhe a sua localização com alguém de confiança. Naquele caso lá do começo, do táxi, eu ficaria muito mais segura se alguém soubesse exatamente onde estou. Em situações de possível perigo, compartilhe sua localização com seus pais, irmãos, amigos, namorado ou namorada, com qualquer pessoa de sua confiança.

Você vai ficar mais tranquilo sabendo que está sendo acompanhada ao vivo e a pessoa que te ama também vai ficar aliviada de ver o seu pontinho no mapa chegando seguro, em casa. É claro que esta ferramenta pode ser usada de uma forma negativa, mas vamos usá-la da melhor maneira possível: para o bem.

Então, eu só tenho mais uma coisa a dizer: compartilhe este post e ajude outras meninas a se sentirem seguras ou pelo menos a tentar diminuir essa tensão do caramba que nos atinge. Vamos ficar juntas e seguras <3 

A inspiração veio deste post.


NAIARA SILVEIRA

naiara@gaz.com.br