Dicas para desinchar o corpo após as festas de fim de ano

Exagerou na comilança? A retenção de líquidos é uma das principais consequências disso no corpo, mas há como combatê-la

Foto: Divulgação


Nem sempre é fácil manter a dieta e comer de forma balanceada com tantas festas no fim do ano. Tudo bem exagerar um pouco nestas ocasiões, afinal, é época de se permitir e aproveitar mesmo. O problema é que, após tanta comida, o corpo fica inchado, o que pode causar incômodo e desconforto. Por isso, depois das festas, é importante é correr atrás do prejuízo, seja por questões de saúde ou de estética.  

Para isso, pequenas mudanças na dieta e cargas de exercício podem resolver o problema de forma simples. Confira algumas dicas:

1. Evite frituras, açúcar, carne vermelha e bebidas alcoólicas
Nessa época, até que fica mais fácil evitar as frituras e a carne vermelha. Já o açúcar e o álcool, no meio de tantas sobremesas e brindes de fim de ano, são mais difíceis de retirar da dieta. Mesmo assim, preste atenção na palavra: evitar. Tudo bem não cortar esses alimentos, desde que você consiga reduzir o consumo deles sempre que possível. Esses quatro tipos de alimentos, assim como os industrializados, contêm alta quantidade de sódio, o que aumenta a retenção de líquidos e favorece o inchaço.

2. Prefira alimentos com efeitos diuréticos
Alimentos com efeitos diuréticos ajudam a aumentar o volume e o fluxo urinário dos rins, o que ajuda a desinchar. Frutas e legumes são aliados nessa missão. Invista em refeições que incluam tomate, berinjela, agrião, aspargo, morango, limão, melancia, kiwi e abacaxi, por exemplo. Além de serem uma delícia de consumir nessa época de calor, eles vão potencializar sua perda de líquidos retidos.

3. Água e chás
Pode parecer redundante tomar água e chás para diminuir a retenção de líquidos, mas é extremamente necessário. Isso porque o consumo deles ajuda a liberar as toxinas retidas no organismo, o que acelera o processo de desinchar. Nutricionistas recomendam cerca de 1,5 a 2,5 litros de água por dia. Já os chás devem ser ingeridos em cerca de 1 litro. Já que estamos no verão, deixe-os gelados para tomar. Uma dica é o chá de hibisco, considerado o melhor para auxiliar no emagrecimento

4. Muitas fibras
Alimentos integrais e sementes são ricas em fibras e combatem a prisão de ventre, que diminui a sensação de inchaço na região abdominal. Sementes de chia e linhaça são bons exemplos para inserir na dieta. É possível adicioná-las às refeições, principalmente em saladas e iogurtes.

5. Caminhadas e corridas
A prática das caminhadas ou corridas acelera o metabolismo e melhora a circulação, e fornece também sensação de bem-estar. Além disso, o suor elimina as toxinas do organismo e auxilia na perda de líquidos.

6. Drenagem linfática
A massagem que promete reduzir medidas ajuda a perder um pouco do líquido retido no organismo. No entanto, é preciso procurar profissionais aptos a ese tratamento para que não haja danos à saúde do corpo.


GABRIELA ETGES

gabriela@gaz.com.br