Sete dicas para controlar o seu dinheiro e parar de gastar

Lista faz parte do livro 'A Herança', escrito pela consultora financeira Elaine Toledo

Foto: Divulgação


De acordo com pesquisa feita pela Recovery, empresa de recuperação de créditos em atraso, com consumidores das cinco regiões do Brasil 2017, um a cada três brasileiros afirma que o motivo de estar inadimplente é o descontrole financeiro. Pensando nisso, separamos sete dicas essenciais para o planejamento de gastos, com o objetivo de ajudar as pessoas a não entrarem em uma bola de neve de dívidas. A lista faz parte do livro “A Herança”, escrito pela consultora financeira, Elaine Toledo, e que acaba de ser relançado pela Editora Alaúde.

1 - É preciso querer. Já diz o ditado que quem quer arranja um jeito, quem não quer, arranja uma desculpa. Quando queremos de fato, superamos as dificuldade e limitações. Lembrando que nossas decisões na maioria das vezes são emocionais é preciso estar bem atento na hora de usar o dinheiro para fazer as escolhas certas. Pergunte antes de passar no caixa: eu realmente preciso disto agora?

2 - Anote tudo o que gasta. Diariamente, num bloquinho ou no próprio celular, se emitir cheques, anote no mesmo dia que emitiu o valor do gasto, mesmo que demore uns dias para cair na conta, subtraia o valor de imediato para não se enganar e acabar gastando sem poder.

3 - Planilhas são amiga. Semanalmente passe os dados anotados para uma planilha. Unifique o controle anual e mantenha uma planilha resumo, onde é possível lançar compras com cartão de crédito inclusive as parceladas. Desta forma quando for abrir a planilha dos meses seguintes, verá quanto já está comprometido do seu orçamento.

4 - Planeje seus gastos. Estipule o valor máximo que pode ser gasto com cada despesa e semanalmente analise o que está acontecendo.  Se necessário mude de atitude, faça nova escolhas para ajustar o orçamento.

5 - Analise os resultados dos meses anteriores. Uma vez ao mês faça a análise dos resultados e planeje o que deseja fazer com seu dinheiro no mês seguinte.

6 - Poupe, poupe, poupe. Crie o hábito de poupar mensalmente mesmo que seja pequenas quantias.

7 - Pesquise antes de comprar. Planeje as compras, pesquise preço e qualidade, pesquise sobre o fornecedor, poupe para juntar o dinheiro e compre sempre à vista. As possibilidades de pagar menos comprando à vista são maiores.

SOBRE A OBRA
“A Herança” passa longe dos livros teóricos e apresenta os conceitos da educação financeira ao leitor por meio da história de uma mãe que deixa seus bens para os filhos, mas com a condição de que cada um cumpra objetivos estabelecidos por ela.  Ao longo da obra a autora Elaine Toledo explora temas, como compras compulsivas, endividamento, penhora e empréstimo consignado. O livro ainda conta com recursos de QR code para o leitor realizar uma verdadeira imersão no tema.
Páginas: 232
Preço: R$ 29,90

SOBRE A AUTORA
Elaine Toledo é consultora financeira pessoal, empresarial e educacional. Autora de Seu dinheiro vale muito – Os segredos para equilibrar as contas da casa (2010) e de Saiba mais para gastar menos – Aprenda a desenvolver sua inteligência financeira (2ª edição, 2012; 1ª edição, 2006), é parceira do Instituto Akatu para o Consumo Consciente e consultora da revista Claudia/Editora Abril. Coopera com vários canais de mídia, como Band News, Rádio Eldorado, revista Você S/A, programa Economia & Negócios da Record News, e o jornal O Estado de S. Paulo, entre outros, tendo trabalhado durante 15 anos como gerente administrativa e financeira em em empresas privadas.

*Assessoria de imprensa