Seis motivos para cozinhar para o seu amor no Dia dos Namorados

Se aventurar na cozinha em uma data tão especial pode trazer muitos benefícios a você e seu parceiro

Foto: Divulgação


O Dia dos Namorados está quase aí e sair pra jantar em uma data tão importante pode ser sinônimo de trânsito, fila de espera e restaurante lotado. Se você está a fim de uma comemoração mais tranquila e com privacidade, que tal se aventurar na cozinha com o seu amor como forma de demonstrar carinho e outros sentimentos tão verdadeiros e preparar um cardápio especial em casa?

Pensando nisso, Marcela Tardioli, consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), listou seis motivos que reforçam os benefícios que o ato de cozinhar pode trazer a você e seu parceiro.

1. Surpreender alguém

Sabe a famosa expressão "conquistar pelo estômago"? Comidas gostosas se associam a memórias boas e trazem sensações agradáveis. Então, uma maneira de mostrar toda sua dedicação, carinho e atenção para seu amor é preparando deliciosas receitas.

2. Não tem conta no final pra estragar a felicidade

Nada mais decepcionante quando você vai a um restaurante do que a alegria do jantar acabar na hora da conta. Fazendo seu próprio menu, nada disso vai acontecer.

3. Aquela satisfação quando tudo dá certo

Se sua receita não deu certo de primeira, fique tranquilo e não desanime! Continue tentando combinar ingredientes até chegar ao sabor desejado e ter a sensação de missão cumprida. Fazendo receitas incríveis você eleva autoestima e impressiona com suas habilidades culinárias quem você mais gosta.

4. Você pode escolher os melhores ingredientes

O fato de cozinhar em casa te proporcionará liberdade total na hora de escolher os ingredientes de qualidade, além de ser mais econômico do que comer na rua.

5. Você se distrai e esquece das preocupações

Use a cozinha como sua válvula de escape e não deixe o estresse da rotina atrapalhar. Cozinhar é terapêutico, então relaxe enquanto prepara os alimentos e mande a ansiedade para longe.

6. A cozinha é um dos melhores lugares para exercitar sua criatividade e gourmetizar sua receita

As possibilidades dentro da cozinha são infinitas. Na hora de preparar uma receita, não deixe de criar, combinar ingredientes e dar o seu toque especial ao sabor.

Para quem gostou da ideia, mas não sabe por onde começar, a especialista sugere escolher os ingredientes a partir de lembranças e não apenas pelos nutrientes. "O essencial é saborear o prato com satisfação. O momento da refeição é um meio de contentamento e entusiasmo emocional carregado de memórias, recordações e bons sentimentos, que ficam ainda mais acentuados em ocasiões especiais, como o Dia dos Namorados", explica Marcela.

E a escolha do cardápio? A nutricionista destaca que apostar nos carboidratos pode ser sinônimo de sucesso. "Além dos nutrientes serem a principal fonte de energia para o organismo, eles aumentam naturalmente os níveis de serotonina no cérebro proporcionando uma sensação de conforto e felicidade", diz a especialista.

Agora é só aproveitar a dica de cardápio para "esquentar" sua comemoração, tendo a certeza que você estará fazendo bem a si próprio e para o seu parceiro. Afinal cozinhar para uma pessoa especial serve como uma bela declaração de amor.

Sugestão de cardápio

PRATO PRINCIPAL

Massa fresca: o macarrão possui níveis glicêmicos mais baixos comparados a outros alimentos e é a principal fonte de glicose, fonte de energia para o cérebro, hemoglobinas, sistema nervoso central e outras funções corporais.

Alho: atua na obstrução dos vasos, pode ajudar a melhorar o fluxo do sangue e a prolongar a ereção. Devido ao aumento da circulação, há a possibilidade de aumentar a lubrificação da mulher.

Aspargo: considerado "afrodisíaco" por conter vitamina B3, que promove a dilatação dos vasos sanguíneos e pode ter a capacidade de prolongar a ereção e aumentar a lubrificação da mulher.

Frutos do mar: os alimentos vindos do mar, principalmente as ostras, são ricos em zinco. O mineral tem importante função na fabricação de secreções, como a da lubrificação feminina. Além disso, ajuda no tratamento de infertilidade do homem, por aumentar a contagem e a mobilidade dos espermatozóides.

Oleaginosas: a arginina e a vitamina B3 presente nessas frutas (como castanhas, nozes, amêndoas e avelãs) promovem a vasodilatação, o que aumentaria a libido.

Pimenta Cayenna: conhecido como agente excitante por estimular a circulação sanguínea, assim como os alimentos picantes em geral.

SOBREMESA

Banana: rica em magnésio, a fruta é importante por promover a vasodilatação e aumentar o desempenho sexual, além de auxiliar na produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Chocolate: além de possuir propriedades estimulantes, o chocolate aumenta a produção de serotonina, que dá sensação de prazer e felicidade.