Como fazer seu filho se apaixonar por uma língua estrangeira

O melhor de ensinar nessa faixa etária é que a criança pode aprender de formas diferentes e dinâmicas, o que facilita ainda mais o aprendizado

Foto: Divulgação


Segundo alguns estudos, é mais fácil aprender qualquer idioma quando ainda estamos na infância. A mente de uma criança está mais aberta e pronta para aprender do que a de um adulto. Então, não perca a oportunidade de ensinar ao seu filho uma língua estrangeira! O melhor de ensinar nessa faixa etária é que a criança pode aprender de formas diferentes e dinâmicas, o que facilita ainda mais o aprendizado. Aproveite!
 
Formas de ensinar inglês para crianças

Alguns pais ficam confusos e não sabem como podem ensinar seus filhos a falarem um idioma diferente.Mas saibam que é possível fazer isso em casa e de maneira prática e divertida. Conheça alguns métodos criativos e eficazes:

Jogos 

Qual criança não gosta de jogos, não é mesmo? Você pode procurar opções que possam divertir e ao mesmo tempo ensinar o seu filho um idioma diferente. Comece com jogos simples que tenham o nome de animais, cores, objetos, partes do corpo e conforme o desenvolvimento do seu filho, você pode ir dificultando até chegar a um jogo no qual ele precise montar frases ou completar palavras. 

Você pode optar por jogos de inglês como o “Who is Who?”, “Taboo”, “Jogo da Memória” e outros. Dessa forma ele vai ver que aquele idioma pode ser uma coisa legal de se aprender.

Leitura

Você pode usar livros de histórias ou os famosos gibis, desde que sejam voltados à faixa etária do seu filho. Aproveite para fazer a leitura também na hora de dormir, além de gostoso, ajudará ainda mais o seu pequeno a memorizar as palavras. 

Aproveite a hora de cozinhar!

Os afazeres domésticos também não ficam fora da lista, principalmente quando se trata de cozinhar. Vá mostrando os alimentos, os objetos e as funções para que ele possa ir traduzindo e vá ajudando-o a entender o que cada coisa significa. Dessa forma ele aprenderá de uma maneira bem mais fácil, além de interagir com você. 

Filmes e desenhos legendados

Se o seu filho já sabe ler e escrever, você pode usar essa técnica que funciona até mesmo para nós adultos. Coloque ele parar assistir um filme legendado, mas lembre-se, coloque um filme infantil para que ele crie interesse em assistir.

Aproveite e assista junto com ele para que não se disperse e nem se canse, pois para criança essa técnica é um pouco mais cansativa. Vá interagindo durante o filme e quando ouvir alguma fala engraçada em inglês, repita várias vezes brincando com ele e faça-o repetir também. Com o tempo ele irá aprender as falas do desenho e o significado de muitas palavras daquele idioma.

Traduzindo músicas

Criança tem sempre aquelas músicas que ficam cantando toda hora porque gostam demais. Por que não traduzi-las para o inglês e fazer com que elas aprendam de uma maneira divertida também?Algumas músicas, inclusive, já podem até mesmo ser encontradas na versão estrangeira. Cante junto com seu filho para estimulá-lo ainda mais. Dance, toque algum instrumento e mostre para ele o quanto  pode ser divertido e prazeroso aprender uma língua diferente. Faça isso ate mesmo na hora de dormir, com uma linda canção de ninar em inglês. 

Claro que se você colocar o seu filho para ter aulas de um determinado idioma, ele vai aprender de forma mais intensiva. Porém, ainda assim você mesmo pode ajudar seu filho a se interessar mais pelas línguas estrangeiras.