Como perder o medo de fazer baliza

Você já tem carta de motorista há algum tempo, mas ainda se vê em apuros quando precisa estacionar o carro? Veja como perder o medo de fazer baliza

Foto: Reprodução


Todos os dias é possível encontrar pelo menos um motorista que tenha problemas ou mesmo medo de estacionar o carro. E quando falamos das mulheres esse problema se torna ainda mais comum. Afinal, mulheres são constantemente questionadas sobre suas capacidades ao volante, questionamentos esses que, muitas vezes, as faz acreditar que realmente não são boas motoristas ou não sabem fazer baliza corretamente.

Por isso, preparamos um artigo especial para nossas queridas motoristas com dicas infalíveis de como perder o medo e fazer a baliza perfeita.

Aprenda como perder o medo de fazer baliza

O primeiro passo para perder o medo de fazer baliza é ter em mente que ela precisa ser perfeita apenas no teste prático para a conquista da CNH. No dia a dia, segundo o artigo 181 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro, é considerada uma infração de trânsito apenas quando o veículo é estacionado a uma distância maior que 50 centímetros do meio fio.

Portanto, não se preocupe com o alinhamento perfeito, nem a distância ideal. 50 cm é uma margem muito grande, e mesmo que as rodas dianteiras estejam coladas no meio fio, e as traseiras a uma distância de 45 cm, você terá estacionado de acordo com a lei.

O segundo passo para perder o medo de fazer baliza é praticar. Todos nós sabemos que a prática leva à perfeição, portanto, comece no seu bairro.

Procure estacionar em vagas abertas e conforme for conseguindo, vá aumentando o grau de dificuldade, estacione entre dois carros, em rampas e locais mais complicados.

Isso ajudará você a ganhar mais confiança na hora de fazer uma baliza, mesmo nas avenidas mais movimentadas.

O terceiro passo é: não tenha vergonha de manobrar quantas vezes forem necessárias, pois às vezes deixamos de estacionar o carro em uma vaga simplesmente por ter vergonha de manobrar três ou quatro vezes.

Isso é uma bobagem, afinal, ninguém nasceu sabendo fazer uma baliza perfeita, todos os motoristas passaram por isso e, mesmo os mais experientes, com anos de habilitação, às vezes se encontram em uma situação onde é preciso manobrar várias vezes.

O quarto passo é: respire fundo e concentre-se no que está fazendo, mesmo que exista um ou mais carros atrás de você, querendo passagem, não se afobe. Assim que você embicar o carro na vaga os carros conseguirão passar.

Por último, mas não menos importante, contrate um seguro com cobertura para terceiros, pois assim se por acidente bater em algum carro no meio de uma manobra para a baliza, não se preocupará em arcar sozinha com os reparos necessários.

Seguindo esses passos certamente em pouco tempo você perderá o medo de fazer baliza. Mas se mesmo assim, você não tiver sucesso, procure um curso para perder o medo de dirigir e fazer baliza, pois eles ajudam muito.

Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros.