Elas indicam: dicas caseiras que facilitam a vida

Seja para limpar o box do banheiro, dar um basta no mofo da casa ou para cuidados com a pele, confira alguns truques que podem lhe ajudar no dia a dia

Foto: Divulgação


Dica da Marília Nascimento
Bicarbonato e vinagre


Esqueça todos os produtos de limpeza e foque em dois produtos da cozinha: bicarbonato de sódio e vinagre. Essa dupla limpa, basicamente, tudo!

O bicarbonato é bom para quando a água está descendo devagar na pia por causa do excesso de gordura e restos de alimentos. Para resolver, coloque o bicarbonato, vinagre e água morna. O legal é repetir a aplicação semanalmente. Mas, lembre-se que ele é multiuso: é possível usar para tirar mancha de panela, assadeira, higienizar a geladeira ou deixar aquela roupa mais branquinha.

E o vinagre? Ele funciona muito bem contra o mofo. No guarda-roupa (ou em qualquer armário), retire os objetos e passe um pano seco para remover a poeira. Em seguida, passe outro pano úmido com água e vinagre. Neste caso ele age como bactericida e evita a formação de fungos. Espere secar e guarde as roupas. Para quem está se perguntando se fica cheiro? Não fica! E se quiser deixar um cheirinho bom, acrescente na mistura um pouco do amaciante de sua preferência. Fica muito bom!
 

Foto: Divulgação

 

Dica da Bruna Lovato
Pano de prato no micro-ondas


A minha dica é bem simples. Na verdade, é uma sugestão do marido que fazia no tempo em que era solteiro e hoje usamos em casa. Para manter os panos de prato bem branquinhos você só precisa de detergente líquido e uma sacola plástica. Pegue o seu pano sujo, coloque na pia com detergente de louça e esfregue até começar a formar espuma. Em seguida, enrole o pano em uma sacola plástica, pode ser essas de mercado mesmo, e coloque no micro-ondas por um minuto.  Prontinho, depois é só enxaguar e colocar para secar. Outra coisa que ajuda a limpar os panos é colocar de molho com água, sabão em pó e um pouco de água sanitária (pode ser o equivalente a uma tampinha). Deixe de um dia para o outro e depois só enxague.

 

Foto: Divulgação

 

Dica da Lua Rodrigues
Como limpar o box do banheiro


Tenho uma receita mágica que transforma o box todo sujo e opaco em um vidro brilhante e novinho, haha. Vai dar vida nova para o teu banheiro. Segue a receita:

- Uma colher de sabão em pó;
- Duas colheres de álcool;
- Um copo de vinagre;
- Duas colheres de bicarbonato;

Misture todos os ingredientes e passe no box com o auxílio de uma escova de limpeza. Deixe agir por cinco minutos e enxágue bem. Seque o box e aplique lustra móveis. O produto vai criar uma película invisível e ajudar a evitar que novas manchas se acumulem no vidro. Fica a dica!
 

Foto: Luana Rodrigues/Portal Gaz

 

Dica da Tássia Carvalho
Deixando os tênis branquinhos com pasta de dente


Se tem uma coisa que eu gosto é de estar com os tênis sempre limpinhos. As vezes acaba sendo corrido e vou deixando passar, mas quando surge um tempinho a mais, eu pego todos os calçados que precisam de uma geral e não paro de limpar até tudo estar devidamente branco e cristalino (hehe).

Para limpar tênis branco há um tempo atrás aprendi este truque e, sempre que posso, coloco ele em prática. Primeiramente, você deve dar uma limpada geral no tênis, com um pano e detergente, para tirar o grosso. Depois é só espalhar a pasta de dente pelas partes brancas do calçado com uma escova, geralmente eu utilizo uma escova de dente que está mais velhinha. Esfregue por toda a superfície, delicadamente, e deixe agir por uns minutos, Enxágue, seque e está pronto: seu tênis estará branquinho novamente. Lembrando que a pasta de dente deve ser totalmente branca.
 

Foto: Divulgação

 

Dica da Naiara Silveira
Esfoliante natural


Infelizmente, não dedico tanto tempo quanto deveria com os cuidados com a minha pele. Apesar de não usar muita maquiagem ou outros produtos, sinto que deveria dar mais atenção à ela. Por isso, quando bate um peso na consciência, eu recorro a um truque caseiro e rapidinho, que ajuda a tirar as impurezas da pele: um esfoliante natural.

O melhor de tudo é que pode ser feito com o que tem em casa, apenas dois ingredientes. Um deles é o mel, conhecido por ser um hidratante natural. O outro, você pode escolher: açúcar, café ou farinha de milho. É só misturar os dois ingredientes, espalhar pelo rosto fazendo movimentos circulares (sempre para cima) e depois deixar agir por alguns minutinhos. Depois, é só retirar com água fria.

Geralmente, só com esse processo simples já sinto uma diferença grande na pele, que perde aquelas impurezas que deixam o rosto cansado, sabe? Eu curto, até porque eu tiro um tempinho para cuidar de mim, que é sempre importante!
 

Foto: Divulgação

 

Dica da Paola Severo
Demaquilante e esfoliante facial


Quando se trata de receitas caseiras as minhas favoritas são de skin care. Mesmo que existam muitos produtos ótimos para cuidados com a pele do rosto, é importante economizar e quando possível, usar ingredientes naturais. Por isso, minhas dicas são de um esfoliante e demaquilante caseiros.

O esfoliante é o meu preferido, nunca achei nenhum que tenha o mesmo efeito, mas só vale se você gostar de uma esfoliação mais profunda. É só misturar duas colheres de açúcar e uma de mel, esfregar suavemente em movimentos circulares no rosto e depois lavar. Assim você remove as células mortas e fica com a pele macia. Mas lembre de usar um hidratante facial depois.

A outra receita é para fazer um demaquilante, para quem não se adapta com as receitas prontas. É necessário uma colher de xampu de bebê, uma colher de óleo de amêndoas ou óleo de rosas e mais ou menos um copo pequeno de água filtrada. Coloque a mistura em um recipiente com tampa e use para remover a maquiagem mais leve, especialmente na área dos olhos. A pele não fica irritada, mas se você estiver com uma maquiagem mais pesada vai demorar um pouco mais para remover todos os resíduos.
 

Foto: Divulgação


LEIA OUTROS ELAS INDICAM