Como manter as peças de roupas livres de bactérias?

Lavar as roupas é uma atividade cotidiana, mas manter as peças livres de vírus, germes ou bactérias, nem sempre é fácil

Foto: Reprodução


Com a rotina do dia a dia, independente de estarmos dentro ou fora de casa, sempre acabamos expostos a todo tipo de sujeira e germes. As crianças, que costumam brincar com os animais de estimação ou até mesmo, sentadas diretamente no chão, mais ainda. Por isso, a importância de capricharmos na higienização das roupas para evitar qualquer tipo de contaminação.

Lavar as roupas é uma atividade cotidiana e fácil de fazer, mas manter as peças livres de vírus, germes ou bactérias, nem sempre é possível apenas com água e sabão. Selecionamos alguns truques para ajudar a manter as peças no guarda-roupas sempre limpinhas.

Cuidados na higienização das peças

• Não use roupas novas sem lavar: enquanto estão à venda, as peças podem ser manuseadas e até experimentadas por diversas pessoas. Então, sempre higienize as roupas antes de fazer o primeiro uso. Além disso, os resíduos de tinta nos tecidos podem causar incômodos na pele e até reações alérgicas em pessoas mais sensíveis.

• Deixe de molho antes da lavagem: uma forma de esterilizar os tecidos é deixá-los de molho em água morna com álcool e vinagre antes da lavagem com o sabão regular. Este processo auxilia na remoção da poeira e de ácaros.

• Não sobrecarregue a máquina de lavar: uma carga menor de roupas permitirá que a água e os produtos de limpeza se espalhem mais livremente ao redor do cesto e ajam mais uniformemente sobre as peças contribuindo para uma higienização mais eficiente.

• Temperatura alta: é uma grande aliada no combate à germes e bactérias, portanto, priorize lavar as roupas com água quente, acima de 60 graus e, antes de utilizar as peças, passe-as com o ferro de roupas ou desamasse com o vaporizador de roupas.