Pandemia traz impactos na saúde mental e na autoconfiança

Consciência emocional é um elemento-chave para superar os desafios do momento atual

Foto: Pixabay


As constantes mudanças na vida podem fazer com que as pessoas desenvolvam barreiras mentais para enfrentar esses obstáculos. Uma das coisas que chamam atenção no momento atual de pandemia é a importância da consciência emocional para superar tais desafios, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

Segundo Andréa Ribas, consultora da Fundatec e especialista em saúde emocional, o momento atual é complexo e traz fortes impactos na saúde mental e na autoconfiança. "Estamos vivendo um ano desafiador, muitas pessoas estão sendo pegas de surpresa, perdendo sua estabilidade, seu emprego", analisou.

Nesse sentido, a imunidade aparece como algo necessário, porém é preciso ter cuidado. "Desenvolver a imunidade como forma de boicotar objetivos pessoais e profissionais pode causar um efeito adverso, fazendo com que a pessoa diminua seu nível de exigência e se acomode. Não fomos treinados a fortalecer aquilo em que realmente somos bons", alertou Andréa.

A profissional lembra os conceitos da pesquisa "Immunity to Change", realizada pelo psicólogo Robert Kegan (Universidade Harvard), que identificou o fenômeno que faz com que uma pessoa, apesar de possuir objetivos na vida, age em contramão daquilo que busca, por conta de "compromissos" mentais que fazem com que o foco em alcançá-los sejam esquecidos. "Apesar do estudo ter acontecido há 20 anos, seus resultados são muito presentes na sociedade atual", resgatou.