Como cuidar das roupas de lã no inverno

Cascos, blusões, mantas e outros itens requerem cuidados especiais na época mais fria do ano

Foto: Divulgação


O frio chegou de vez ao País e, diante disso, nada mais natural do que tirarmos os casacões de lã do armário. Os itens mais grossos costumam ser mais usados durante o inverno, em especial aqui no Sul do Brasil. Porém, manter as roupas feitas de lã bonitas em toda a estação não é tão fácil quanto parece.

Lavagem

Como se tratam de peças mais delicadas, o ideal é que sejam lavadas à mão – com sabão de coco ou sabão neutro em água fria –, pois a máquina de lavar pode deformar o item. Entretanto, caso não seja possível, o ideal é colocar a peça em um saquinho protetor, próprio para lavar roupas delicadas na máquina. A medida evita que o atrito da lavagem na máquina esgace as fibras do tecido e deixe o item com bolinhas. Além disso, o ideal é escolher um programa de lavagem mais suave ou específico para roupas delicadas.

Secagem

Na hora de secá-las, não coloque as roupa de lã em secadoras. O calor excessivo pode destruir as fibras. Também não é recomendado que a peça seja estendida. O ideal é deixa-la secar na horizontal sobre uma toalha para que o peso da peça não a deforme. Não torça ou centrifugue roupas de lã; apenas retire o excesso de água comprimindo-as várias vezes.

Mesmo secas, as peças de lã podem se deformar com facilidade. O ideal é guarda-las dobradas em um saco de TNT, e não penduradas em um cabide.

Outros cuidados

- Antes de guardar os itens por um longo período (quando o inverno acabar, por exemplo) lave-os seguindo corretamente a indicação nas etiquetas com os símbolos de lavagem;

- No lugar de amaciantes, use vinagre branco. Ele retira o sabão e age como um bactericida;

- Retire as roupas de inverno do armário pelo menos uma vez ao mês para arejar e evitar a proliferação de ácaros;

- Caso o local onde as peças são guardadas seja úmido, limpe o armário periodicamente com uma solução de 50% de água e 50% de vinagre branco. Use produtos que absorvam a umidade, como cal ou giz escolar em saquinhos;

- Para evitar as temidas traças, deixe os armários abertos o dia todo uma vez por semana e coloque saquinhos com cravo ou pimenta do reino em diversos locais do guarda-roupas.