Qual o tamanho ideal do seu sutiã?

Conheça um pouco mais sobre o seu amigo do peito

Foto: Divulgação


No Dia da Mulher, nada melhor do que um assunto que nos diz (muito) respeito. Segundo pesquisa, 80% das mulheres brasileiras usam um tamanho errado de sutiã. No exterior, o número também é próximo, e 75% cometem o mesmo erro, considerando o fato de que há maior oferta de modelos e tamanhos. 

A primeira patente de sutiã data de 1889 quando Herminie Cadolle fez alterações no espartilho, item usado até então. Mais tarde, em 1913, Mary Polly Jacob criou uma peça, mais próxima da que conhecemos hoje, e é considerada a inventora do sutiã. Mary vendeu sua patente para a Warner Bros que produziu o exemplar em escala e hoje é usado pelas mulheres no mundo inteiro. 

Mas voltando ao assunto, qual o seu tamanho de sutiã? Muitas mulheres enfrentam alguns problemas com essa peça que deveria mais nos ajudar do que atrapalhar. Eu, por exemplo, sempre que ia a uma loja costumava provar muitos modelos, de diferentes tamanhos, até achar algum que “servisse”.

Ainda era comum eu perceber no uso do dia a dia que aquela aquisição foi um erro e que meu sutiã ficava muito desconfortável. Foi então que eu passei em frente a uma loja de lingerie e vi na vitrine os sutiãs da Liz, em tamanhos A, B, C e D. Mais tarde, voltei na loja e descobri que posso ter um sutiã adequado ao meu corpo, pensado no meu conforto, e ele tem sido uma das minhas melhores compras. E sim, depois disso o que eu mais pensava era em compartilhar isso com o mundo, e aqui estava a oportunidade. 

Como isso funciona? 
O Projeto Fit Sense da Liz projetou as peças conforme as necessidades de cada biótipo. As costas correspondem aos tamanhos a partir do 40, subindo gradativamente a cada 2 números. E as taças (ou bojos) são as letras A, B.C e D, assim por diante. Para escolher o seu sutiã, deve-se fazer a análise da relação busto/costas. 

  • Bojo A = proporcionalmente menor que as costas
  • Bojo B = costas e seios são proporcionais (apenas 20% das mulheres têm essa condição) 
  • Bojo C = um tamanho proporcionalmente maior que as costas
  • Bojo D = dois tamanhos proporcionalmente maiores que as costas
  • Bojo DD = três tamanhos maiores que as costas
  • Bojo F = quatro tamanhos maiores que as costas
  • Bojo G = cinco tamanhos maiores que as costas (normalmente para mulheres que tem as costas tamanho 40 e o busto 50)

 
Você ainda pode escolher se quer um modelo que aproxime e aumente os seios, que levante e modele, ou reduza e segure. No site da marca é possível encontrar o ponto de venda mais próximo de você. Abuse de tudo o que te fizer mais feliz! Um ótimo Dia da Mulher. 

Já usou estes sutiãs? Ou de alguma outra marca? Conta pra gente! Queremos saber suas experiências sobre o assunto. 


 

Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/historia/historia-sutia.htm


MIRELLA DA ROSA

mirellambr@gmail.com