Conheça marcas que unem estilo e sustentabilidade

Saiba como ajudar o planeta e ainda se manter na moda

Foto: Divulgação


Já falamos bastante sobre sustentabilidade por aqui, expliquei as consequências do consumo desenfreado e o que há por trás da cadeia produtiva do vestuário. Mas, sabemos que jamais vamos parar de consumir, então, a melhor forma de fazer isso é buscando produtos que tenham essência sustentável, de marcas conscientes de suas ações e que tenham também, produções locais. Tem coisa mais linda do que receber tua compra com carinho? Saber a cara de quem se dedicou horas pra produzir tua peça? 

Cada compra dessas marcas responsáveis é uma troca, de dedicação e amor por quem faz, e de realização e felicidade de quem recebe, são energias positivas devolvidas ao produtor para que continue realizando seu trabalho. 

Que tal então unir essa preocupação com o meio ambiente, poder fazer a tua parte de alguma forma e ainda usar produtos lindos e às vezes exclusivos? Separei algumas marcas sustentáveis para você se vestir da cabeça aos pés de trabalhos locais e propósitos conscientes. 

Preza: Nasceu da ideia de dois amigos, a Martina e o Rodrigo. A marca é de Porto Alegre e produz óculos feitos de madeiras vindas da indústria. A produção deles reflete em alto impacto social e baixo impacto ambiental. Cada óculos é exclusivíssimo, porque cada madeira é naturalmente diferente e cada exemplar é feito à mão pela equipe, que agora conta com mais profissionais. Hoje a Preza oferece dez modelos diferentes pra você escolher qual melhor combina com você. Quanto custa? O valor dos óculos varia entre R$ 399,00 e 430,00, super justo levando em conta a mão de obra e se comparados a óculos de outras marcas que encontramos nas óticas por aí. 
Com certeza já está na minha lista de compras, eu amei muito. 

Fotos: Divulgação

Revoada: Anteriormente chamada de Vuelo, a marca foi criada por duas amigas e é de Porto Alegre também, mas tem parte do processo de fabricação em São Leopoldo, no Vale dos Sinos. Em 2015 eu tive a oportunidade de ir a uma palestra das idealizadoras da marca, que nos explicaram como funciona o processo. A Revoada produz bolsas, malas, capas para tablet e cadernetas de anotação, todos feitos de câmaras de pneus e náilon de guarda-chuva. Há um profissional que garimpa os pneus velhos em borracharias e leva para o local de higienização. Coletores de lixo seco são os responsáveis pela busca dos guarda-chuvas e os materiais já limpos são levados para serem costurados e se tornarem os produtos finais. 

As bolsas são lindas, com aparência de couro, estampas super diferentes e também exclusivas. No ano passado foram produzidas jaquetas também, no modelo bomber, e usando também os náilons. Já quero a minha! A marca não possui loja física, vende os materiais através do site e lojas multimarcas. A Reversa pensa ainda mais longe: quando o produto que você adquiriu já estiver velho, você pode devolvê-lo para a empresa, que irá descarta-lo de forma adequada. 

Fotos: Divulgação

Amuleto de Pano: a marca foi criada pela Berta e pela Iara, que são amigas de infância e se formaram juntas. As gurias foram minhas colegas em algumas aulas na faculdade e desenvolvem sozinhas as roupas da Amuleto. Os materiais que elas utilizam são sustentáveis e vão da moda casual à moda festa. Muitas das roupas contêm rendas lindas que também são feitas por elas. Na gama de produtos há inclusive bolsas e mochilas. Além disso, agora contam com uma novidade, a Atelieria, que produz roupas por encomenda conforme seu gosto e necessidade. A sede fica em Igrejinha, mas a marca participa de várias feirinhas em Porto Alegre. Quer conhecer melhor? Procura lá no Facebook! 

Fotos: Divulgação

Verssa Shoes: a marca é de Lajeado, aqui pertinho. Os calçados são fabricados a partir de garrafas PET recicladas, transformadas em tecidos, algodão e borracha triturada. Utilizando apenas mão-de-obra brasileira, e unindo produtos bonitos, dentro das tendências, ecológicos e ainda preço justo. Um par produzido é igual a uma garrafa PET reciclada. Você pode adquirir o seu por meio do site da marca. Os valores variam entre R$ 109, 90 a 239,90. 

Fotos: Divulgação


MIRELLA DA ROSA

mirellambr@gmail.com