Ateliê Vivências Urbanas lança coleção de camisetas com artes exclusivas

Entre os objetivos do coletivo estão fortalecer a economia local e o empreendedorismo cultural no município

Foto: Divulgação


O Ateliê Vivências Urbanas (AVU) lançou nesta semana uma coleção de camisetas e moletons com artes e grafites de artistas locais. O espaço foi criado em 2013. Em um manifesto, o AVU defende como uma de suas missões priorizar o caráter cultural em relação ao comercial. Entre os objetivos do coletivo estão fortalecer a economia local e o empreendedorismo cultural no município.

“Nosso propósito sempre foi e sempre será promover vivências culturais, estimulando trocas puras e sinceras. Nosso espaço se dedica à promoção da criatividade, da liberdade. Por isso, somos local de libertação. Nossa especialidade é proporcionar vivências focadas na cultura urbana. Contudo, vale destacar que absolutamente todas as manifestações culturais são bem-vindas. É por isso que faz parte do nosso propósito promover o acesso às mais diferentes manifestações artísticas e culturais, oferecendo suporte para o desenvolvimento delas”, diz o texto.

As peças da coleção são confeccionadas artesanalmente, de forma a promover a cultura colaborativa e trabalho em rede. Apesar de já ter produzido outras estampas, essa é a primeira vez que o AVU tem uma coleção oficial. “A gente vive a cultura das ruas e tudo o que comercializamos é resultado dessas vivências. Nossos modelos são pessoas que estão com a gente nessa caminhada, o que torna todo o nosso processo ainda mais verdadeiro.” O valor cobrado pelas peças é acessível, principalmente porque se trata de produtos exclusivos e feitos manualmente.

A coordenação do projeto fica a cargo de Rodrigo de Almeida, o Digão, empreendedor cultural e responsável pela criação artística das peças. Ao lado dele estão Yaundé Narciso (mídias digitais), Victor Costa (vídeo e foto), Fabrício Garibaldi Rodrigues (colaborador e DJ), Jordana Silveira (colaboradora), Douglas Santos (colaborador) e Naomy Christmann (colaboradora de mídias sociais). O AVU oferece eventos, encontros e oficinas que ensinam desenho, customização de roupas e DJying, além de organizar o projeto Santa Jam.

Para adquirir as peças, conhecer mais do trabalho do AVU e conferir outras informações, é só seguir através do Facebook (facebook.com/atelievivenciasurbanas/) e Instagram (instagram.com/atelievivenciasurbanas/).

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 


PAOLA SEVERO

paola.severo@gaz.com.br