Tênis: plataforma, metálico e até de palha

Tudo indica que a moda é um revival dos anos 1990

Foto: Reprodução


De onde surgiu a febre dos diferentes tênis com sola plataforma que está no pé das famosas, nas vitrines e pelas ruas? Tudo indica que a moda é um revival dos anos 1990, quando as cantoras inglesas das Spice Girls, que coincidentemente decidiram retomar a carreira, apareceram com exemplares semelhantes. “Pochete? Calça bag? Não, você não entrou numa máquina do tempo. Essa década realmente está de volta e dita as últimas tendências da moda”, brinca Mariana Hermann, consultora de imagem e estilo da Forno da Moda.

“As botas enormes que as inglesas espalharam pelo mundo eram da marca Buffalo, uma fabricante que do dia para a noite viu seus tênis virarem objetos de desejo das adolescentes da época”, lembra Marcia Jorge, personal stylist.

Esses modelos surgem, agora, transformados. “A nova aposta que une conforto e estilo é o tênis flatform, uma releitura da plataforma dos anos 90, com o solado plano”, diz Mariana. Há desde a plataforma de palha para usar no frescor da primavera/verão até os modelos com tons metálicos para um visual mais urbano. “Dizem que quem ressuscitou essa tendência e causou furor ao usar foi a modelo americana Gigi Hadid, que apostou em um Buffalo original para passear na rua”, conta Marcia. Bruna Marquezine também adotou uma nova versão de tênis com sola alta, o daddy shoes. “São aqueles tênis esportivos de sola mais grosseira, que parecem tênis de pai e agora podemos encontrar em várias lojas”, explica a personal stylist.

As peças fazem parte de looks mais informais ou esportivos, e também aparecem em visuais mais clássicos. “O esporte e o streetwear são inspirações cada vez maiores nas coleções. O tênis já não é mais visto como uma peça do guarda-roupa esportivo, ele está presente em looks casuais e até formais, combinados com peças de alfaiataria”, explica Mariana.

Foto: Divulgação

 

Saiba mais

Não importa a altura de quem usa. “A dica é deixar um pedacinho da perna aparecendo para o visual ficar mais leve. Dá para optar por um modelo mais curto ou até vale dobrar a calça”, sugere a estilista Nathany Gimenez. “Saias mais fluidas e tecidos mais leves também ajudam a balancear o visual.” Com os inúmeros modelos e cores variadas, fica impossível não encontrar o modelo de cada um que queira aderir à moda. Basta respeitar seu estilo para se sentir confiante, afirma Mariana Hermann.

Se o seu estilo é mais básico e tradicional, opte por modelos mais discretos, com o solado menor e cores neutras. “Se o seu estilo é mais romântico, você pode escolher um modelo com estampa floral e salto de corda ou palha. Já se você adora ousar e tem um estilo mais criativo, pode apostar num modelo colorido e com o solado maior”, explica.

Tops curtos e meias-arrastão também estão entre os visuais escolhidos pelas fãs do tênis plataforma. “A boa pedida é equilibrar o exagero do solado com um look low-profile, discreto, como jeans e camiseta, shorts e blusa soltinha e até um vestido mais básico”, afirma Marcia Jorge. “Quanto à altura dos solados, vai ter para todas as vontades. Dos mais baixos aos superaltos para quem quiser ousar e entrar de cabeça nessa tendência divertida com um quê de nostalgia”, completa a personal.

CHEGANDO ÀS VITRINES

  • O tênis plataforma vem surgindo, aos poucos, desde 2011, segundo a estilista Nathany Gimenez. “Os desfiles de moda foram mostrando o quanto o modelo foi evoluindo. Nesta primavera e verão, a palha vai chegar com tudo e já tem modelos na vitrine – seguindo a ideia das sandálias Anabela.”
  • Tênis com solas altas e tratoradas também surgiram, e meninos e meninas passaram com o modelo pelas passarelas. Há outras misturas e ideias aparecendo. “Nos desfiles de Stella McCartney, ela lançou os sapatos Oxford com solas altas e tratoradas”, conta Nathany.
  • As cores metálicas se mantêm em alta nos modelos. “E não é mais preciso ter medo de misturar as cores. Se o tênis é dourado, os acessórios podem ser prata”, defende a estilista. “Ou, ainda, aproveite que o tênis chama a atenção e use looks monocromáticos, ou com tudo jeans.”