Como aproveitar as liquidações de inverno

Lojistas precisam renovar o estoque e consumidor pode aproveitar o período para economizar

Período é de liquidação no comércio
Foto: Divulgação


A primavera chega em pouco mais de um mês e as novas coleções já estão timidamente surgindo nas lojas. Para renovar o estoque e liquidar o que ainda sobrou do inverno, o período é de desconto na maioria dos estabelecimentos comerciais. Mas vale ficar atento na hora de ir às compras e praticar o consumo consciente. Sabendo o que comprar, você vai conseguir aproveitar ao máximo as liquidações.

Antes de sair de casa olhe o seu armário e faça uma avaliação do que está usando de verdade. Se tem roupas paradas, talvez seja o momento para fazer uma limpeza e separar para doação. Outra opção é ganhar um dinheiro extra repassando as roupas para um brechó. Depois, tente fazer uma lista do que está precisando comprar. Sabendo o que você realmente necessita, fica mais fácil de ir às compras.

Quando for aproveitar as liquidações fuja das tendências passageiras, já que no próximo inverno é bem possível que o look esteja fora de moda e você fique com as peças paradas no guarda-roupa. Para adultos, vale investir em casacos mais pesados e botas: itens que com certeza serão usados quando o frio voltar.

Outra dica é apostar em peças atemporais, como camisas, itens em couro, cardigans, meia-calças e até mesmo calça jeans com lavagens tradicionais. Os blazers, vestidos básicos, saias mídi, scarpins e óculos de sol mais clássico também fazem parte da lista do que comprar na liquidação.

Vale prestar atenção se as peças que você está comprando combinam com os looks que já tem em casa. Não adianta se jogar em um casaco colorido se não vai ter o que usar com ele, por exemplo.

Acessórios são os itens mais versáteis e com melhor custo-benefício ao pensar em compras com desconto. Eles podem ser usados muitas vezes, com diferentes looks e nas mais diversas ocasiões. A liquidação é um ótimo momento para comprar brincos, colares, cintos e bolsas.

Se você foi às compras, olhou, experimentou, gostou, mas não amou, não compre. Neste caso não há motivos para fazer um gasto apenas porque o preço está em conta. Provavelmente você vai usar poucas vezes e logo terá que repassar a peça.

 

Parcelamento

Parcelar as compras de liquidação em muitas vezes não é interessante. Logo você vai querer um item da nova coleção e ainda estará pagando pelo que comprou no fim do inverno. Por isso, a dica é dividir o pagamento em, no máximo, duas ou três vezes.

Foto: DivulgaçãoSaber aproveitar as liquidações é essencial para economizar
Saber aproveitar as liquidações é essencial para economizar

 

 

Dicas

1 - Não tenha preguiça! Invista seu tempo em dar uma garimpada pelas lojas até chegar naquela que vai lhe agrada. Liquidação também é tempo de araras bagunçadas, o que dificulta um pouco a visão das peças. Vá sem pressa às lojas e encontre os melhores looks.

2 - Experimente! Comprar roupas sem experimentar é um grande risco, especialmente na liquidação em que a maioria das lojas não aceita trocas. O caimento é fator essencial na decisão da aquisição. Não vá apenas pela numeração. Mesmo que a preguiça apareça, vale dar uma passadinha no provador.

3 - Pense nas crianças! Se tem filho pequeno, vale a pena antecipar a compra para o ano que vem. Faça uma estimativa do tamanho que o pequeno deve estar vestindo no próximo inverno e garanta agora o casaco com preço bem mais em conta.


LUA RODRIGUES

luana@gaz.com.br