Como escolher o vestido de madrinha de casamento

Alguns detalhes devem ser levados em consideração na hora de fazer a escolha

Foto: Divulgação


Ser madrinha de casamento é uma honra. No entanto, na hora de escolher o vestido, sempre bate aquela dúvida sobre o modelo mais adequado para a ocasião. Confira a seguir algumas dicas para não errar na escolha do traje deste grande dia.

1 - Antes de aceitar um convite para ser madrinha de casamento, saiba que isso envolve tempo e dinheiro. Além do vestido, também pode ser preciso investir em bolsa, sapatos, acessórios, cabelo e maquiagem. Por isso, reflita bem antes de aceitar um convite como esse. Se você não puder dispor do tempo ou ter esses gastos, é melhor recusar o convite e manter a amizade do que desistir no meio do processo.

2 - Vestido de madrinha pode ser de qualquer cor, menos branco ou preto. Branco é a cor da noiva, só ela deve usar um vestido dessa cor. Já o preto, apesar de ter fama de emagrecer, é a cor do luto e também não deve ser utilizada por madrinhas de casamento.

3 - Não é uma prática muito comum no Brasil, mas a noiva pode escolher um vestido para as madrinhas. A vantagem disso é que, com a roupa já escolhida, as madrinhas podem ajudar em outras atividades. Além disso, no dia da festa, fica fácil de identificá-las. No entanto, encontrar um mesmo modelo de vestido que fique bem em todas as madrinhas pode ser um desafio estressante e caro, pois os trajes precisaram ser feitos sob medida. Nesse caso, pode ser preciso negociar com a noiva. Outra opção é as madrinhas usarem diferentes modelos de vestido, porém todos da mesma cor ou da mesma paleta. A ideia tem feito bastante sucesso.

4 - No caso de cada madrinha estar livre para escolher o modelo e a cor que desejar, é preciso haver bom senso. Conversar com a noiva sobre o estilo do casamento e do vestido dela é importante para que a madrinha possa decidir o que irá usar. Quanto mais simples for o evento e o vestido da noiva, mais simples deverá ser o traje das madrinhas.

5 - Também pode valer a pena envolver a noiva no processo de escolha do vestido. Vale mostrar uma foto do traje ou ainda convidá-la para ajudar a escolher a roupa. O importante é que a escolha final esteja de acordo com o evento.

6 - Casamentos durante o dia pedem um visual mais simples e despojado. Já os eventos noturnos pedem vestidos mais formais e exigem algo elegante. É importante levar tudo isso em conta na hora de escolher não só o vestido, mas o visual como um todo.


LUANA RODRIGUES

luana.rodrigues@gaz.com.br