Qual a idade certa para casar? A ciência responde

Um estudo de uma universidade americana sugere uma faixa etária em que o número de divórcios é menor

Foto: Divulgação


Existe uma idade ideal para casar? Um estudo da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, sugere que sim. Segundo a pesquisa, pessoas que se casam entre 28 e 32 anos têm poucas chances de se divorciar nos primeiros cinco anos de matrimônio.

Os resultados foram obtidos na Pesquisa Nacional de Crescimento Familiar dos EUA nos anos de 2006 a 2013. Segundo o sociólogo responsável pelo estudo, Nick Wolfinger, a análise dos números indica que a taxa de divórcios é menor nesta faixa etária.

Além disso, os relatórios ainda revelam que o número de separações, após os 32 anos, aumenta em 5% a cada ano. Outras conclusões sobre o motivo pelo qual casar-se entre 28 e 32 anos é bom também são apontadas, como a maturidade das pessoas. Elas são maduras o suficiente para saberem se realmente querem compartilhar a vida com outra pessoas. Além da vida financeira, que já está mais estabilizada.

Por outro lado, segundo o estudo, não é bom se casar muito mais velho do que essa média de idade. Já que ao longo da vida os hábitos vão se consolidando e pode ser mais difícil se adaptar ao parceiro.