FOTOS | Noivas e seus costumes ao redor do mundo

As diferentes culturas se refletem, também, nos vestidos das noivas

Foto: Reprodução


Que nós amamos vestidos de noiva e tudo o que envolve casamento, não é novidade! Mas, desta vez, os diferentes costumes (e roupas) ao redor do mundo, são o foco. O site Tudo Interessante preparou uma lista, com 22 noivas e seus vestidos em diferentes países e culturas, pra lá de interessante.

O branco também está presente, como no Brasil, mas as cores predominam. As diferentes culturas se refletem nos vestidos, festas, tradições e convidados. 

Confira:

1. Turquia: antes da noiva deixar a casa de seu pai para a cerimônia, um irmão e um tio amarram um cinto vermelho em sua cintura. A cor significa sorte, sexualidade e felicidade:

2. Bulgária: em algumas regiões o rosto da noiva é pintado de branco e decorado com lantejoulas coloridas pelas parentes do noivo. A tradição existe por séculos e é o ponto alto de uma cerimônia de dois dias…

… Em outras regiões o rosto não é pintado, mas o vestido cobre a noiva quase que inteira:

3. Sri Lanka: numa união de tradições orientais e ocidentais, além de estar coberta de joias, a noiva se veste com saris de seda inteiramente bordados e véus no estilo europeu.

4. De acordo com o Tzniut, um guia de conduta dos judeus, a noiva ortodoxa usa um vestido largo que deve cobrir tudo, menos as mãos e o rosto:

5. Tajiquistão: um vestido branco é colocado por cima de calças. Só que durante a cerimônia, que pode durar dias, ela pode colocar outros vestidos:

6. Indonésia: a maioria das noivas usa vestidos muito coloridos. E 3 dias antes, elas têm suas mãos, unhas e pés pintados com henna:

7. Paquistão: vinho, rosa e roxo são as cores do casamento. Alguns casais colocam guirlandas em suas cabeças como símbolo de amor e aceitação:

8. Índia: além de dezesseis adornos, elas usam saris vermelhos e se enfeitam dos pés à cabeça. Um pó vermelho é usado para colorir seus cabelos, e uma tornozeleira enfeita seus pés.

9. Núbia: a noiva usa três véus – um colorido no topo da cabeça, um transparente sobre seu rosto e outro mais pesado e branco cobre a cabeça inteira.

10. Eritreia: o casamento tradicional inclui coroas de veludo e capas roxas com dourado. O casal deve estar combinando:

11. Tuva: as roupas refletem o estilo nômade da comunidade. As roupas são simples, leves e coloridas:

12. Tibete: o noivo deve presentear a noiva com vestido e joias. 

13. Palestina: durante o casamento, a noiva usa um volumoso vestido branco. Só que na noite da véspera ela usa um vestido especial, todo bordado por sua mãe:

14. Peru: a tradição manda usar vestidos pesados e coloridos.

15. Jordão: influenciados pelo ocidente, elas vestem vestidos brancos e joias douradas e prateadas. Algumas usam uma seda verde sobre suas cabeças, simbolizando prosperidade, harmonia e segurança:

16. Mali: a roupa da noiva deve combinar com a do noivo, sendo a cor branca a mais comum. Mas também gostam muito do roxo, que é a cor da realeza africana:

17. Coréia: a vestimenta tradicional para casamentos se chama hanbok, e tem sido usado por milhares de anos.

18. Japão: um kimono todo branco cobre as noivas japonesas.

19. Marrocos: para a cerimônia, roupas brancas, para a recepção, uma roupa que reflita a região de sua família.

20. Nigéria: a noiva usa uma roupa colorida com tecidos nobres.

21. Chechênia: as noivas são coberta dos pés à cabeça e usam na cintura um cinto de prata que é passado de mãe pra filha.

22. Iraque: usam nada menos que sete vestidos durante a cerimônia!

* Fotos: Reprodução


NAIARA SILVEIRA

naiara@gaz.com.br