Como tratar a sensibilidade nos dentes?

Para diagnosticar o problema corretamente, o paciente deve consultar um dentista

Foto: Divulgação


A sensibilidade é um problema que atinge 25% da população brasileira, segundo estudos de instituições odontológicas. A acidez bucal, consumo excessivo de refrigerantes ou bebidas ácidas, dentes desgastados e exposição da raiz dentária (retração gengival) são os maiores responsáveis pelo incômodo.

Para diagnosticar o problema corretamente, o paciente deve consultar um dentista, porém, dores ou desconforto diante de alterações de temperatura e alguns tipos de alimentos (ácidos ou doces) já são um forte indício de hipersensibilidade dental.

“A dentina, tecido que compõe a estrutura do dente, carrega um líquido armazenado em inúmeros túbulos (poros microscópicos) que podem ser estimulados por alterações na temperatura ou contato com alguns alimentos. Tais situações podem resultar em perda do esmalte dental e exposição da dentina, provocando o desconforto típico da sensibilidade dentária”, detalha o Dr. Sergio Kignel, especialista em Estomatologia.

Tratamento

- Após detectar a causa da sensibilidade, o dentista pode oferecer opções e tratamentos que visam reduzir o desconforto no paciente, tais como:

- Não ingerir bebidas ácidas – refrigerantes, isotônicos ou sucos de frutas cítricas devem ser evitados ao máximo para que o dente não entre em contato com a acidez.

- Utilizar cremes dentais especiais – o ideal é que sejam recomendados por um especialista. De qualquer forma, é ideal ficar longe das pastas branqueadoras, pois são mais abrasivas e, portanto, causam mais sensibilidade.

- Apostar no flúor – a substância fortifica o esmalte dos dentes, mas somente um dentista pode indicar sua aplicação.

- Cuidados na escovação – em casos de sensibilidade, a higiene bucal deve ser reforçada, mas é importante não escovar os dentes com movimentos bruscos ou excesso de força, pois essa pressão causa mais desgaste.

- Atenção na gengiva – inflamações e gengivites podem ocasionar a retração gengival, deslocamento da gengiva que expõe o dente, um dos responsáveis pela hipersensibilidade.

Da Core Comunicação