10 razões que explicam o seu cansaço

Tem coisas que você faz - e deixa de fazer- que estão te deixando assim

O que causa o seu cansaço?
Foto: Reprodução


Você acorda todos os dias com vontade de desligar o despertador e continuar dormindo? Esse desânimo não é normal. Hoje, o Elas por Elas aponta dez motivos que podem estar te deixando assim com base em um texto do R7 Saúde.

Atente para estes sintomas e descubra o que está de deixando tão desanimado:

Pouco exercício físico
Pode ser a última coisa que você quer neste momento, mas quanto mais você se exercita, menos cansaço você sente, de acordo com uma pesquisa da Universidade da Georgia, nos Estados Unidos. Isso acontece porque quando você faz exercícios regularmente, o seu coração e os seus pulmões trabalham mais e o oxigênio percorre o corpo com mais facilidade.

Dormir mal
O cansaço que devia permitir uma noite de sono corrida, muitas vezes acaba se transformando em sono intermitente - quando você acorda várias vezes durante a noite. Assim você já acorda cansado de novo. Outra dica é evitar os smartphones na cama, já que a luz estimula o cérebro na hora em que ele precisa relaxar.

Excesso de café
Você está cansado e pensa que um bom copo de café vai ajudar? Nem sempre. A sensação de energia dura o mesmo tempo que a cafeína, e o excesso de estimulantes externos diminui a sensação de descanso.

Deficiência de ferro
A falta do elemento no organismo pode causar vários problemas como anemia, irritabilidade, problemas digestivos, dores de cabeça, além de cansaço extremo. Um exame de sangue simples pode revelar a deficiência, que pode ser sanada com o consumo de carnes, vegetais verde escuros, e feijão.

Carência de vitamina B
Os nutrientes ricos em vitamina B transformam a comida em energia, então fica bem claro que a falta deles causa o seu cansaço. As vitaminas do complexo B podem ser encontradas em alimentos como fígado, amêndoas, amendoim, espinafre, banana, salmão e gérmen de trigo.

Pouca água
O ideal para o corpo é beber água frequentemente, e não apenas quando sentimos sede. A desidratação diminui a pressão arterial e leva menos sangue para o cérebro e os músculos, causando dor de cabeça e falta de concentração.

Consumo de açúcar
O açúcar branco, refinado é prejudicial para o corpo. Ingerir muitos alimentos ricos na substância te deixa mais cansado, principalmente à tarde. É importante reduzir a quantidade de carboidratos brancos, e o consumo de bolachas, refrigerantes e chocolates.

Ingerir pouca proteína
Frutas e saladas são saudáveis e ajudam a emagrecer, mas não evite a proteína da carne, da batata doce e das nozes. Os nutrientes são essenciais para o corpo e levam mais tempo para ser digeridas, dando energia prolongada.

Acúmulo de estresse
O estresse é bom até certo ponto, por que mantém o organismo ligado. No entanto, o excesso de preocupações e o acúmulo são muito prejudiciais. Cansaço não é o mesmo que o estresse, mas é uma resposta do corpo a ele.

Problemas na tireoide
Se a glândula tireoide não está em funcionamento normal, ela pode produzir tiroxina, um hormônio relacionado ao cansaço. Outros sintomas de problemas com a tireoide são ganho de peso, sede em excesso e sensação de frio com frequência.