Confira alguns alimentos que ajudam no bronzeado

Verão está chegando e para uma pele bonita e um bronzeado saudável é importante cuidar da alimentação

Além da alimentação, é preciso cuidar da proteção da pele e da hidratação diária
Foto: Divulgação


Apesar das temperaturas amenas, já estamos na primavera e em poucos meses o verão chega. Muitas pessoas gostam de se expor ao sol para pegar aquele bronzeado, e a alimentação pode ajudar – e muito – a manter a pele bonita e saudável. Lembrando que é indispensável o uso de protetor solar.

Para conquistar um bronzeado natural, uniforme, e em pouco tempo, alguns alimentos ajudam. Na lista estão os que contêm betacaroteno, o seu principal aliado na busca da cor da pele.  O nutriente atua direto na produção de melanina, a proteína responsável pela pigmentação e ainda protege contra os raios solares.

Quer incrementar a alimentação e ajudar no bronzeado? Veja a lista abaixo.

- Cenoura: nutritiva e rica em vitamina A, vitaminas do complexo B e minerais. É excelente para a pele e a visão, além de cuidar do sistema nervoso e digestivo.

- Laranja: a fruta é rica em vitamina C, com poucas calorias, pode ser consumida pura ou em sucos naturais.

- Acerola: é pequena, mas tem um alto poder nutricional. A frutinha vermelha possui vitaminas A, B1, B2, B3, além de vários minerais e 80 vezes mais vitamina C do que a laranja e o limão.

- Abóbora: além de ser uma fonte de vitaminas A, C e E, combate os radicais livres com a ação antioxidante. Ela reduz o risco de problemas cardíacos e derrames.

- Mamão: é digestivo e tem a papaína, que ajuda na absorção dos nutrientes pelo organismo.

- Damasco: o fruto é rico em fibras solúveis que auxiliam no funcionamento do intestino. Rico em ferro, tem praticamente zero de gorduras. Além de ser laxante e diurético.

- Beterraba: umas das opções mais versáteis, que pode ser colocada em saladas, sucos e em comidas cozidas. A raiz é associada a redução da pressão arterial.

- Couve: rica em fibras, ferro e cálcio, é um antioxidante poderoso. Combate várias doenças e fortalece o sistema imunológico. 

Muitos destes alimentos podem estar no mesmo suco, a laranja dá um sabor especial e pode ser substituída pelo limão também. Lembrando que não basta consumir apenas os alimentos, é preciso ter um cuidado especial com a pelo. Consumo adequado de água e a hidratação diária também fazem a diferença.


MARÍLIA NASCIMENTO

marilia.nascimento@gaz.com.br