A influência da alimentação na saúde bucal

Peixes, laticínios, legumes e até goma de mascar auxiliam no desenvolvimento de uma boca mais saudável

Alimentação influencia na saúde bucal
Foto: Reprodução


Muito se fala a respeito de alimentos que provocam cáries – como doces em excesso, mel, salgadinhos de amido etc. – ou que amarelam os dentes – vinho tinto, café, beterraba, entre outros – porém, o que poucos sabem é que existem diversos tipos de nutrientes naturais que auxiliam na saúde bucal. 

Com uma alimentação adequada associada à higiene correta é possível garantir uma perfeita saúde bucal com dentes fortes e saudáveis. Confira abaixo alguns exemplos de alimentos benéficos para os dentes:  

Brócolis – Esse legume rico em cálcio e ferro favorece o fortalecimento do esmalte dental. Além disso, sua consistência rígida estimula a produção de saliva durante a mastigação, formando uma camada protetora nos dentes.

Salmão Peixes em geral, em especial o salmão, contém cálcio e vitamina D, substâncias que auxiliam a fortificação da estrutura dentária.

Gengibre Por ser um anti-inflamatório natural, o gengibre ajuda na higienização da mucosa oral, promovendo dentes mais brancos e saudáveis.

Leite e derivados – produtos lácteos como iogurte, queijo e o próprio leite repõem os minerais perdidos pelos dentes, neutralizam o pH oral e ajudam a combater bactérias.

Gomas de mascar sem açúcar – o xilitol, presente em chicletes nas versões sugar-free, pode funcionar como um agente protetor de cáries.

 Água – essencial para a vida, a ingestão de água hidrata o corpo e promove uma limpeza superficial dos dentes.

“Esses alimentos funcionam como aliados na saúde bucal e seu consumo não pode substituir uma higiene oral adequada. Escovar os dentes após as refeições, usar fio dental com frequência e utilizar enxaguante bucal diariamente são essenciais no dia a dia do paciente”, orienta o Dr. Sérgio Kignel, especialista em saúde bucal e Estomatologia.

Com informações da Core Comunicação.


PAOLA SEVERO

paola.severo@gaz.com.br