Uso excessivo do celular pode aumentar fadiga visual

Acesso à internet pelo aparelho exige mais esforço visual. Saiba como tornar a tecnologia uma aliada

Uso de internet no celular
Foto: Reprodução


No Brasil o acesso à internet pelo celular já ultrapassa o computador. É o que mostra pesquisa que acaba de ser divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O dispositivo é usado por 80,4% dos 36,8 milhões de lares que participaram do levantamento. De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, que já realizou três estudos sobre a influência da vida digital na saúde ocular, a mudança de mídia pode aumentar a fadiga visual ou síndrome da visão no computador. Isso porque, explica, quanto menor a tela, maior é o esforço visual. Além disso, comenta, muitas pessoas colocam o equipamento bem mais próximo dos olhos do que quando fazem a leitura de impressos. Resultado: Os olhos trabalham mais para enxergar tão próximo e ficam mais cansados.

Os sintomas da síndrome elencados pelo oftalmologista são dor de cabeça, visão embaçada e ressecamento dos olhos.  Estudo realizado por Queiroz Neto com 1,2 mil pessoas mostra que o desconforto atinge 75% dos que usam internet fixa.  Não é para menos. As telas eletrônicas dificultam manter o foco porque as imagens e textos são formados por pixels que têm o centro mais brilhante que as bordas.

As principais dicas do especialista para evitar a fadiga visual são:

 

  •     Independente da mídia,  evite o uso em locais muito iluminados. Além de contrair as pupilas, diminui o contraste dos celulares.
  •     Mantenha o celular a uma distância mínima de 30 cm e o monitor a 60 centímetros.
  •     O celular deve ficar 45% cm abaixo do olho e o monitor entre 10 a 20 cm.
  •     Olhe para um ponto distante de 5 a 10 minutos a cada hora de navegação.
  •     Aumente o tamanho das letras, regule a tela com o máximo contraste e pouca luminosidade.
  •     Mantenha a tela do monitor ou celular sempre limpas
  •     Evite o ofuscamento não posicionando o monitor ou celular de frente para janelas.
  •     Lembre de piscar voluntariamente quando usar internet fixa.
  •     Quem passou dos 40 e tem presbiopia deve usar óculos apropriado para o computador. Muitos não utilizam.

Miopia
Para Queiroz Neto o uso intensivo do computador e outras mídias também está por traz do aumento da miopia no mundo todo. Isso porque, estudo conduzido pelo médico em que participaram 360 crianças de 6 a 9 anos que passavam até seis horas ininterruptas utilizando o  computador, 21% apresentaram dificuldade de enxergar de longe, contra 12% para esta faixa etária apontado pelo CBO (Conselho  Brasileiro de oftalmologia). Na infância a vida digital muito intensa  causa miopia acomodativa, uma dificuldade temporária de enxergar à distância. Está relacionada ao esforço para enxergar de perto e pode ser revertida com mudança de hábitos.
Para evitar a miopia acomodativa a recomendação para crianças é descansar de 20 a 30 minutos a cada hora de uso do computador, videogame, celular ou outra tecnologia.

Perda do sono
Outra dica do oftalmologista para tornar a tecnologia uma aliada é evitar o uso noturno de qualquer tipo de mídia. Isso porque, todas emitem luz azul que prejudica a produção da melatonina, hormônio responsável pela indução ao sono. A falta de sono, observa, tem uma correlação com doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e queda da imunidade. Como se não bastasse, também agrava a síndrome do olho seco e  pode causar queda da visão noturna porque dificulta a regeneração da rodopsina, uma substância sensível à luz presente na retina. O segredo, portanto, é ter disciplina.