Tarefas domésticas ajudam a emagrecer

Executar os trabalhos de limpeza e manutenção do lar ajuda a queimar calorias e esticar a musculatura

Foto: Divulgação


Arrumar a casa normalmente é uma tarefa que costuma não agradar. No entanto, a “boa notícia” é que o ato de limpar, lavar e espanar é um poderoso aliado para perder calorias e exercitar os músculos. Você tem uma academia gratuita dentro e casa e não sabia, viu só?

Abaixar e levantar para pegar objetos exercita vários músculos ao mesmo tempo, principalmente dos membros inferiores, mas faça estes movimentos sempre com os joelhos flexionados para não afetar a coluna. Bom exercício é colocar e retirar os utensílios da máquina de lavar louças, por exemplo. Lembrando que comprovadamente a máquina de lavar gasta menos água do que a lavagem normal na pia.

Os especialistas garantem que você perde cerca de 170 calorias quando varre o chão. O movimento executado fortalece os músculos do peito, costas, ombros, braços, abdome, coxas e pernas. Neste caso também é preciso ter cuidado com a postura mantendo sempre os joelhos ligeiramente flexionados.

Braços durinhos podem ser obtidos esfregando roupa no tanque. O ideal é fazer isso durante 15 minutos, esfregando durante 2 minutos, com intervalos de 30 a 60 segundos; exercita os ombros, bíceps, tríceps e antebraços. Preste atenção quando torcer roupas. Faça isso com os braços bem junto ao corpo e esticados para frente. É bom para os músculos peitorais. Para completar, estenda a roupa no varal, você aproveita para alongar a musculatura do ombro. 

Bom para os braços também é passar roupa. Preste atenção na altura da tábua de passar, esta deve estar confortável e possibilitar que as costas fiquem eretas. Este tipo de trabalho usa basicamente a musculatura dos braços.

Quando for tirar o pó dos móveis, mantenha os quadris encaixados e aproveite para fazer movimentos rotativos com a cintura, pois eles estimularão a musculatura abdominal.

Subir e descer escadas estimula bumbum e pernas. Se você mora num prédio, aproveite e aposente o elevador; sempre que possível use as escadas. Se na sua casa tem escadas, melhor ainda, use-as a seu favor ao invés de reclamar que tem de subir ou descer para pegar alguma coisa ou se tem que limpar os degraus e corrimão.

Cozinhar é um dos exercícios mais completos que existem. Praticamente todos os músculos são estimulados andando pela cozinha, pegando coisas, abaixando para espiar o forno ou lavando a louça.

Finalmente, nada mais relaxante do que cultivar um jardim. Não importa o tamanho do quintal, se mora em apartamento ache um cantinho e plante um jardim em vasos que também podem ficar suspensos, presos ao teto. Misture flores, temperos e chás. É essencial que você reserve um tempo na semana para cuidar de suas plantas e aproveite esta trégua para ligar-se à natureza. 


LUANA RODRIGUES

luana.rodrigues@gaz.com.br