Oito motivos para incluir castanhas na alimentação

Castanhas podem ser consumidas diariamente, tanto soltas, ao natural, ou junto com uma fruta e/ou iogurte

Castanhas podem ser consumidas diariamente
Foto: Divulgação


Ricas em proteínas, fibras e antioxidantes, as castanhas são produtos originalmente brasileiros que possuem uma excelente composição nutricional. Podemos incluir nessa lista de gorduras monoinsaturadas, ou as chamadas “gorduras boas”, o amendoim, a castanha-do-pará, de caju, nozes e amêndoas.

De acordo com a nutricionista Klara Rahmann, consultora da Enova Foods, as castanhas podem ser consumidas diariamente, tanto soltas, ao natural, ou junto com uma fruta e/ou iogurte. “Cada nuts tem o seu conteúdo próprio de nutrientes essenciais, de forma que quando consumidas juntas, e com moderação, oferecem uma boa dose de vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, cálcio, ferro, zinco, selênio e demais compostos naturalmente antioxidantes”, explica.

Além disso, para quem tem uma vida mais corrida, hoje é possível encontrar no mercado produtos à base de castanhas sem conservantes e nutritivos. “Procuro sempre indicar aos meus pacientes barrinhas feitas de nuts, na porção de 30 gramas, que é a quantidade ideal para um lanche entre as principais refeições. As barrinhas com castanhas inteiras são as melhores opções porque ganhamos mais em nutrição”, conta Klara.

A barrinhas da marca &JOY são boas opções nesse sentido. A linha &JOY Mixed Nuts tem 30g e são feitas com as castanhas inteiras em seis sabores diferentes: original (amendoim, castanha de caju, uva passa, castanha-do-pará e amêndoa), de nozes e canela, sementes, coco e amêndoa, cranberry, e damasco e quinoa. Outra opção da mesma marca e que representa uma alternativa aos que buscam uma barrinha mais natural, sem a adição de açúcar refinado, é a &JOY Natural Sugar, barrinhas feitas com as castanhas inteiras, porém, adoçadas com mel de abelha e açúcar de coco. Estão disponíveis nos sabores de gengibre com toque de laranja e amêndoas com semente de abóbora.  Veja as opções abaixo.

Conheça 8 motivos para incluir as castanhas na alimentação:

1.       Assegura uma das sensações mais importantes para o controle de peso: a saciedade

Por conta da consistência mais dura (o que força maior tempo de mastigação) e a sua composição nutricional rica em gorduras insaturadas, fibras e proteínas, as castanhas são digeridas mais lentamente e estimulam a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de saciedade.

2.       Melhora o controle de peso e da glicemia

O tipo de gordura (mono e poli-insaturadas) encontrado nas oleaginosas é absorvido mais rapidamente pelo corpo e tem efeito no aumento do metabolismo, o que pode contribuir para o controle de peso. Elas também ajudam a controlar a glicemia, devido à associação entre o alto de teor de fibras, gorduras insaturadas e o baixo teor de carboidratos. Essa combinação estimula a liberação de uma quantidade menor de insulina (hormônio que leva à produção de gordura no corpo) e de forma mais sustentada, ou seja, trazendo menos fome, mais saciedade e, consequentemente, melhor controle da glicemia.

3.       Fortalece os ossos e dentes

Devido ao alto teor de fósforo e magnésio presentes nas castanhas. O fósforo se une ao cálcio para tornar os dentes e ossos mais rígidos quando os níveis de magnésio estão equilibrados.

4.       Melhora a memória, aprendizado e concentração

As castanhas são ricas em vitamina E, selênio, magnésio e ômega-9 que agem no sistema nervoso, limpando as toxinas que levam a morte dos neurônios e contribuindo na prevenção de doenças cerebrais degenerativas como Alzheimer e Parkinson. 

5.       Fornece uma barreira antioxidante aumentando a imunidade

Substâncias naturalmente antioxidantes como a vitamina E, selênio, zinco e compostos fenólicos que estão presentes nas castanhas são capazes de combater a produção de radicais livres pelo corpo.

6.       Reduz o mau colesterol

As castanhas têm baixo teor de gorduras saturadas e um elevado nível de gorduras insaturadas (as boas). Além disso, a presença de fitosteróis (extratos vegetais muito eficazes na redução dos níveis de colesterol) e antioxidantes também garantem a redução do mau colesterol. 

7.       Previne doenças cardiovasculares

Por meio da ação sinérgica dos ácidos graxos e de compostos bioativos presentes nas castanhas, elas possuem ações antioxidante e anti-inflamatória relacionadas à prevenção de doenças cardiovasculares. Isso porque é capaz de reduzir a oxidação do colesterol ruim (LDL).

8.       Reduz o risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer

As oleaginosas têm componentes de ação antoproliferativa, como gorduras insaturadas e compostos antioxidantes (vitamina E, quercetina, resveratrol e polifenóis) que ajudam a inibir a proliferação de células cancerosas. 


PAOLA SEVERO

paola.severo@gaz.com.br