Chá de hibisco emagrece?

Ingestão da infusão pode trazer benefícios ao organismo

Chá de hibisco
Foto: Reprodução


Se você está sempre buscando uma maneira de se manter em forma, já deve ter ouvido falar do chá de hibisco. Porém, nem sempre o que se houve por aí é verdade e, por conta disso, muita gente ainda não acredita no poder dessa planta.

A verdade é que o chá de hibisco pode ajudar no processo e emagrecimento, porém, ele não faz milagre. Quando combinado a uma dieta balanceada, pode acelerar a perda de peso e ainda proporcionar outros benefícios. O chá é feito com a flor seca do Hibiscus sabdariffae e possui um sabor bastante suave, ao contrário do que muita gente pensa.

Ele auxilia no emagrecimento por conta das substâncias que nele estão presentes. A antocianina possui efeito antioxidante, contribuindo para o rejuvenescimento e bom funcionamento do organismo. Já o seu efeito anti-inflamatório contribui para que ocorra a eliminação de toxinas e excesso de líquido.

Com isso o organismo funciona melhor e a queima de gordura ocorre de forma acelerada, contribuindo com o processo de emagrecimento.

Ele age na células pré-adipócitas que, quando maduras, se transformam em adipócitos e são eles os responsáveis pelo acúmulo de gordura no corpo. O chá de hibisco vai agir na células pré-adipócitas dificultando a sua maturação e, consequentemente, o aumento de gordura. 

Benefícios do chá de hibisco

Como já dito, o chá de hibisco não apenas auxilia na perda de peso, ele pode trazer outros benefícios ao organismo, dentre eles:

  • Ajuda a combater o colesterol alto;
  • Contribui com o controle da pressão alta;
  • Contribui para que os ossos fiquem fortes;
  • Deixa a pele e cabelos com aparência mais bonita;
  • Combate a anemia devido a presença de ferro;
  • A presença da vitamina A contribui para a manutenção da visão e fortalecimento do sistema imunológico;
  • A vitamina C contribui na prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Limpa o intestinos, eliminando germes e parasitas e contribuindo para o seu bom funcionamento;
  • Previne o envelhecimento precoce devido aos antioxidantes;
  • Ajuda quem sofre de cólica, diminuindo as contrações e dores.

Cuidados ao tomar o chá de hibisco

Apesar de muitos benefícios, o consumo do chá de hibisco deve ser feito com moderação. O ideal é não consumir mais do que duas xícaras de chá por dia, caso contrário, é possível que surjam efeitos colaterais. Esses podem ser prejudiciais e anular os efeitos benéficos da bebida.

O consumo contínuo também não é muito recomendado porque afeta os níveis de estrogênio e pode causar infertilidade transitória. Dessa maneira, se você pensa em engravidar, deve ter cuidado redobrado ao tomar. Os bebês não devem ingerir o chá de hibisco, pois estudos apontam que ele pode alterar a estrutura dos genes e causar danos.

A procedência do produto deve ser verificada. Prefira os que vem embalados, possuem a sua origem discriminada e tenham selos de boa procedência, que garantem que o produto é seguro.

Antes de começar a tomar o chá de hibisco o ideal é se consultar com um médico e receber deles todas as orientações de consumo. Afinal, cada pessoa possui um organismo que funciona de forma diferente. Caso não tenha um convênio médico, pode contar com ajuda do posto de saúde mais próximo e orientação de um nutricionista, que poderá passar a dieta mais adequada para você.