O desejo de ter o corpo perfeito

A busca pelo corpo ideal pode acabar em doenças. Entenda como isso pode afetar sua saúde e fique atenta

O desejo de ter o corpo perfeito
Foto: Divulgação


Ir em busca do corpo perfeito, muitas vezes imposto pela mídia, está se tornando cada vez mais comum. Pesquisas realizadas recentemente apontam que isso pode ser muito mais um reflexo de competição do que uma vontade da pessoa porque é comum se comparar com quem aparenta ser superior de alguma forma. E quem tem um corpo definido e musculoso de alguma maneira acabou se tornando esse símbolo de superioridade.

Ao mesmo tempo a mídia prega que ter um corpo em forma é necessário, fazendo com que cada vez mais essa competição aumente. Mas, todos sabemos que para conseguir os corpos das fotos e revistas, muitas vezes as imagens são retocadas e o que vemos ali não é real.

Alguns países estão atentos à mídia. Na França, as fotos retocadas são vistas como uma incitação à anorexia. Por lá, das jovens entre 16 e 22 anos, 10% sofrem com o problema.

Preconceito gera discriminação

A questão é que não é somente pela competição que as pessoas acabam buscando o corpo perfeito, elas não querem ser discriminadas. Quantas vezes não ocorre de uma candidata ser reprovada em uma vaga de emprego por não ter um corpo considerado ideal? Ou quantas vagas exigem como requisito boa aparência?

Mas, a discriminação não acontece somente na vida adulta. Ela começa, muitas vezes, na infância, com o bullying sofrido por estar acima do peso.

Na mídia essa discriminação continua, com modelos que apresentam um corpo padrão. E apesar de algumas empresas estarem fazendo propagandas apresentando a diversidades, muitas vezes isso corre por dificuldade de lidar com o assunto, preferindo trabalhar o assunto de forma mais genérica.

Mas, apesar de haver tanta discriminação, um levantamento realizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) mostrou que 54,1% dos brasileiros têm sobrepeso.

A maior parte das pessoas que estão acima do peso são de classes populares, o que reforça a desigualdade e discriminação.

As doenças que a busca pelo corpo ideal pode trazer

Essa busca pelo corpo perfeito pode levar a sérias doenças, e em casos mais graves levar a pessoa a óbito. Os distúrbios alimentares são considerados problemas mentais e exigem tratamento. Em uma delas, na anorexia, a pessoa passa a ver o seu corpo de forma distorcida, achando que tem muito mais peso do que realmente apresenta.

Isso faz com que ela deixe de comer e pratique exercícios de forma exaustiva, influenciando na sua saúde e levando a 15% dos pacientes a óbito. Há a ainda a bigorexia, vigorexia que são causadas pela busca do corpo considerado melhor e uma alteração da realidade.

Em todos os casos é preciso que se busque ajuda médica. Se você não possui um plano de saúde individual, procure um posto de saúde porque é preciso iniciar um tratamento rápido.

Porém, enquanto houver esse desejo pela sociedade em busca do corpo ideal e o bullying, esses casos tendem a aumentar. Além disso, é preciso ter consciência que nem sempre o corpo que é visto na mídia é uma realidade.