Uso diário de sabonete íntimo é contraindicado

Uso excessivo pode alterar a flora vaginal e, assim, propiciar um processo inflamatório

Foto: Divulgação


Com a promessa de limpeza adequada da região vaginal, os sabonetes íntimos fazem parte da lista de produtos essenciais e indispensáveis para a higiene de muitas mulheres. Porém, de acordo com o ginecologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Fernando Moreira de Andrade, o uso diário não é recomendado.

O alerta é direcionado à possibilidade de mudanças no pH natural, que exerce a função de defesa contra infecções. Andrade explica que estes produtos, em uso diário, podem alterar a flora vaginal e, assim, propiciar um processo inflamatório. Nos casos de uso excessivo, alguns sintomas podem caracterizar a inflamação e infecção. "Vermelhidão, ardor e corrimentos são sinais de desiquilíbrio devido à eliminação das bactérias que ajudam na defesa da vagina", complementa o médico.

Segundo o ginecologista, quando são detectados sintomas de desequilíbrio da flora é importante comunicar o especialista, a fim de auxiliar no diagnóstico. O médico lembra que, além do uso ponderado, o modo de aplicar o sabonete é outro ponto importante. "A aplicação nunca deve ser interna, pois apresenta produtos químicos, que podem irritar a mucosa. A higiene deve ser igual à feita com o sabonete em barra", reforça Andrade.


LUANA RODRIGUES

luana@gaz.com.br