Entenda como funciona a abdominoplastia

A abdominoplastia lidera a lista dos procedimentos estéticos mais procurados, junto com o implante de silicone nos seios e a lipoaspiração. Entenda como ela funciona.

Foto: Divulgação


A abdominoplastia é uma cirurgia que visa retirar o excesso de gordura e de pele da região abdominal. Muitas vezes, é realizada por questões estéticas para que a pessoa tenha uma barriga “chapada”. Entretanto, há casos em que ocorre a indicação médica, como nos casos das cirurgias bariátricas. Após os pacientes se submeterem à redução do estômago e perderem muito peso, podem ficar com excesso de pele que precisa ser removido cirurgicamente.

Mas, o que tem feito com que esse tipo de cirurgia se popularizasse são as questões estéticas. Um censo realizado em 2016 pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) apontou que o número desse tipo de cirurgia cresceu cerca de 8% se comparado a 2014, sendo que a abdominoplastia está entre os procedimentos mais procurados. 

Cuidados ao fazer a abdominoplastia

A abdominoplastia é feita normalmente com duas incisões, uma na horizontal e outra na vertical, que permitem a retirada da gordura e da pele excedente. Após isso, os músculos são costurados para ficarem firmes, a pele esticada é costurada e o umbigo colocado no local. O procedimento leva, em média, 3 horas.

Devido a esses cortes e costuras, a paciente deverá ter alguns cuidados pós-operatórios, como tomar medicamentos para dor, ficar em repouso e não carregar peso. As 48 horas iniciais são as mais críticas, mas a recuperação costuma ser bem maior, e leva em média 2 meses.

Além dos cuidados com a cirurgia, é preciso escolher bem o profissional. Verificar se ele está cadastrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é um dos primeiros passos.

Fica cicatriz após a operação?

Após o procedimento, a paciente ficará com uma cicatriz, mas ela costuma ser discreta e coberta pelas roupas por ficar próxima aos pelos pubianos. Mas, vale ressaltar que, se o procedimento não for bem realizado, a cicatriz pode ficar com uma aparência feia.

Quanto custa uma abdominoplastia?

O valor da cirurgia pode variar de acordo com os procedimentos que precisam ser realizados. Se na mesma intervenção, por exemplo, for realizada a lipocirurgia, os custos tendem a serem maiores. Mas, em média, o custo varia entre R$ 5 mil e R$ 10 mil quando realizado o procedimento do forma particular.

O plano de saúde cobre abdominoplastia?

Sabendo do alto valor do procedimento, muitas pessoas recorrem ao plano de saúde para realizarem o procedimento, porém, nem sempre podem contar com essa cobertura. As operadoras devem oferecer como cobertura os procedimentos exigidos no rol da ANS e, caso a cirurgia não esteja contemplada, não há nenhuma exigência das operadoras oferecerem.

Para que possa entender melhor, as cirurgias estéticas não costumam fazer parte das coberturas dos planos de saúde, mas cirurgias reparadoras sim. Isso quer dizer que se precisar da abdominoplastia após uma bariátrica porque sobrou muita pele, o plano costuma cobrir. Porém, nesse caso é necessário que haja a solicitação do médico.

Mesmo assim, existem alguns planos de saúde que oferecem cobertura para cirurgia plástica, mas ao valores costumam ser mais elevados. 


Redação Portal Gaz

redacao@portalgaz.com.br