Entenda o que a cor da menstruação diz sobre a sua saúde

Dependendo da intensidade do vermelho pode significar nível mais alto de algum hormônio, ou mais baixo

Foto: Divulgação


A menstruação é algo que faz parte do cotidiano das mulheres, às vezes vem acompanhada de cólicas ou dores de cabeça. Mas, você tem ideia do que a cor do sangue diz sobre a sua saúde? A cor pode indicar índices hormonais, se algo está errado e até mesmo uma infecção.

- Rosado: quando o sangue menstrual vem em um tom levemente rosado ele pode significar baixo nível de estrogênio. Se você pratica esportes essa pode ser a causa. Mas, todo o cuidado é necessário já que estudos apontam a ligação entre o baixo nível de estrogênio e a osteoporose.

- Aguado: quando esta quase sem cor ou um tom rosa muito claro pode significar deficiência em nutrientes. Em casos mais graves pode indicar a ocorrência de câncer de ovário.

- Marrom escuro: a cor mais escura indica que havia um sangue antigo dentro do útero. Por mais estranho que isso possa parecer, é considerado normal.

- Mais espesso: sangue semelhante a coágulos vermelhos escuros indica, na maioria dos casos, baixa progesterona e altos níveis de estrogênio. Na maioria das vezes isso é considerado normal. Mas, coágulos grandes e em maior quantidade podem apontar um desequilíbrio hormonal.

- Laranja: mais alaranjado pode ser sinônimo de infecção. Se tiver mau cheiro e dores mais fortes, ainda pode indicar uma doença sexualmente transmissível (DST).

- Vermelho intenso: a cor é considerada saudável e ótima. Mas, é sempre importante observar que o que é bom para uma pessoa não é para outra. O ideal é consultar um médico regularmente e manter os exames preventivos em dia.