Você sofre com rinite? Vacina promete acabar com sintomas

Tratamento é feito para melhorar o sistema imunológico aos poucos

Foto: Divulgação


As constantes mudanças de temperatura e de clima são um tormento para quem sofre de rinite. Os sintomas aparecem na troca de estações, em períodos de muita umidade, diante de plantas, poeira e perfumes, entre outras situações. E aí não tem jeito: o nariz fica entupido, tem coriza, os olhos ardem e os espirros não param. Embora não cause grandes complicações, a rinite é desagradável e pode atrapalhar tarefas diárias. 

Mas para aqueles que já estão acostumados com tudo isso - se é que tem como acostumar, não é mesmo? - aí vai a boa notícia: existe uma "vacina contra rinite", como é chamada a imunoterapia. Segundo o site Vix, a rinite é uma inflamação que ocorre como reação a um estímulo entendido como ameaça pelo sistema imunológico. O quadro pode ser não-alérgico - relacionado a diversos fatores, como medicamentos e alimentos - ou alérgico, que é causado por alérgenos como perfumes, poeira, plantas, entre outros - e com o qual o tratamento funciona.

De acordo com o Vix, a vacina é feita pelo antígeno, ou seja, a partir do agente causador, e como a fórmula e a aplicação são personalizadas, nem sempre provocam o mesmo efeito nos pacientes. O tratamento consistiria em modificar o sistema imunológico, aos poucos, para tornar ele mais resistente aos agentes causadores da alergia. Por essa razão, o tratamento é contínuo e deve ser aplicado aos poucos e por anos. O valor da vacina varia de acordo com o caso e o tratamento pode levar de um a cinco anos.

Segundo especialistas, a vacina não cura a rinite, mas melhora os sintomas, que podem se tornar imperceptíveis com o passar do tempo. A eficácia do tratamento foi comprovada por um estudo feito em 2016 pelo otorrinolaringologista Edmir Américo Lourenço, professor da Faculdade de Medicina de Jundiaí, São Paulo. Os sintomas da doença teriam sido eliminados em 79% dos 281 voluntários. 

Fonte: Vix


MARIA HELENA LERSCH

maria@gazetadosul.com.br