Inovando no cardápio com diferentes tipos de feijão

Basta ter um paladar apurado e personalidade para dar um novo sabor às refeições tradicionais

Foto: Divulgação


Muito saboroso, nutritivo e barato, o feijão é um dos alimentos principais do prato do brasileiro, principalmente quando acompanhado de um arroz delicioso e uma carne de boa qualidade. Embora esse grão seja bastante comum, é possível usá-lo para renovar o menu do seu restaurante e apostar em diferentes receitas para o dia a dia da sua casa. Basta ter um paladar apurado e personalidade para dar um novo sabor às refeições tradicionais! Pensando nisso, a Unilever Food Solutions selecionou os mais variados tipos de feijão para você dar asas à criatividade e inovar no preparo do cardápio do seu restaurante ou mesmo no da semana da sua casa.

Conheça novas variedades de feijão:

Feijão Carioca

Rico em proteínas, fibras e magnésio, é o mais consumido no Brasil, principalmente para compor a dupla arroz com feijão. O Carioquinha recebeu esse nome porque lembra as calçadas de Copacabana, no Rio de Janeiro. Pode ser encontrado em diferentes formatos e algumas variações de temperos incluem pedaços de bacon, linguiça e até coentro.

Feijão branco

Por ser rico em faseolamina, uma substância que inibe a absorção do carboidrato, é muito utilizado em dietas de emagrecimento. Composto por um sabor suave, responde bem ao preparo de saladas, farinhas, sopas e pratos que vão ao forno.

Feijão preto

É muito utilizado em feijoadas, mas também funciona como um substituto do Carioquinha e no preparo de sopas. Esse feijão é rico em antioxidantes, ferro e minerais, sendo um forte aliado contra a anemia.

Feijão Azuki

Com cor avermelhada e sabor leve, essa variedade de feijão tem alto poder nutritivo. Por ser de origem asiática, é muito comum na culinária japonesa, mas vem ganhando espaço nas receitas brasileiras. É necessário ficar de molho de um dia para outro para ser preparado e pode ser ingrediente de praticamente qualquer receita, de feijoadas vegetarianas às sobremesas.

Feijão Fradinho

Ingrediente tradicional do baião-de-dois e do acarajé, é também conhecido como feijão-de-corda. Ajuda a reduzir o colesterol e a prevenir doenças cardiovasculares, porque tem altos níveis de proteína vicilina. É necessário ficar de molho antes do preparo.