10 mitos e verdades que você deve saber sobre a saúde da mulher

Conheça todas as verdades e mitos sobre a saúde da mulher que, em pleno século XXI, ainda confundem a cabeça de muitas pessoas

Foto: Divulgação


Ainda hoje, em pleno século XXI, muitas pessoas ainda possuem dúvidas em relação à higiene íntima e saúde da mulher. Cada uma das mulheres recebeu uma orientação diferente de suas mães, e quando amigas se encontram em um bate-papo comum, muitas dúvidas sobre mitos e verdades surgem.

Seja em relação ao uso de peças de roupa, ao anticoncepcional, questões ligadas a TPM e gravidez: são muitos os assuntos em relação à saúde da mulher que promovem dúvidas, por isso criamos um artigo com as principais verdades e mitos sobre o assunto.

  1. É indicado o uso diário do sabonete íntimo? Mito

Não existe nenhuma razão para usar o sabonete íntimo diariamente. A higiene pessoal pode ser facilmente feita com sabonetes comuns ou de glicerina.

  1. As calcinhas de tecido sintético precisam ser evitadas? Mito

As calcinhas de tecido sintético precisam ser evitadas apenas por pessoas que possuam algum tipo de alergia. Para as demais mulheres, o uso é livre.

  1. Usar calça apertada pode prejudicar a saúde íntima da mulher? Verdade

O hábito de usar calças apertadas pode trazer danos à saúde da mulher porque esse tipo de roupa promove um aumento na temperatura da região genital feminina, que naturalmente é muito úmida, e acaba gerando assim um ambiente extremamente propício para proliferação de germes.

  1. É errado depilar por completo a região íntima? Mito

Não existe nenhum problema em fazer a depilação da área íntima conforme a mulher desejar. No entanto, para as que optarem pela depilação completa, vale manter uma atenção maior com a higiene pessoal.

  1. Ficar com um biquíni molhado pode dar corrimento? Verdade

Ficar com o biquíni molhado por um longo período cria um ambiente muito favorável para a proliferação de fungos e bactérias, responsáveis por causar infecções, corrimentos e coceira.

  1. O uso de absorvente íntimo pode tirar a virgindade? Mito

Essa é uma das maiores dúvidas em mulheres mais jovens. O absorvente íntimo não tem capacidade para romper o hímen, logo, ele pode ser usado sem nenhum problema.

  1. O DIU de cobre provoca um maior sangramento no primeiro mês? Verdade

Além de poder aumentar o sangramento menstrual, o DIU de cobre também pode piorar as cólicas menstruais. Mas de uma maneira geral isso acontece apenas no primeiro mês. O ideal é que se procure um médico ginecologista para saber mais detalhes. No caso de ter um plano de saúde que cobre DIU, o acompanhamento será feito de perto. Já em postos de saúde o atendimento pode ser mais demorado, porém é direito da mulher.

  1. Ter cólicas fortes durante a menstruação é normal? Mito

Cólicas muito fortes durante o período menstrual, que levam a mulher a tomar medicamentos pesados ou mesmo a se dirigir a uma unidade hospitalar, não são normais e precisam ser estudadas. Geralmente, essas dores fortes são sinais de algum problema com o aparelho reprodutor, como a endometriose, por exemplo.

  1. A candidíase é sexualmente transmissível? Mito

A candidíase é um corrimento acompanhado de coceira, provocado por um fungo que pode se desenvolver naturalmente na região íntima da mulher, o que não a torna uma doença sexualmente transmissível.

  1. Usar sutiã apertado pode fazer mal a saúde da mulher? Depende

O uso do sutiã apertado na puberdade não prejudica o crescimento dos seios. No entanto, o bojo e alguns modelos podem ferir tanto a pele dos seios como o mamilo. Por isso, é fundamental o modelo seja confortável e do tamanho correto.

E você, já sabia desses mitos e verdades sobre a saúde da mulher?