Dicas para perder peso de forma saudável e sem sofrimento

Percentual de brasileiros obesos aumentou aproximadamente 60% em uma década

Foto: Divulgação


A obesidade, que é o excesso de gordura acumulada no organismo humano, é um dos maiores fatores de risco para doenças sérias e crônicas, como a diabetes e a hipertensão. Além disso, pode causar alterações nos níveis de colesterol e culminar em doenças cardiovasculares, e até mesmo em alguns tipos de câncer, como o colorretal. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, o percentual de brasileiros obesos aumentou aproximadamente 60% em uma década - de 2006 a 2016. A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) indica que em torno de 22% dos brasileiros são obesos e destes, de 2 a 3% são considerados obesos mórbidos, a mais grave classificação da doença. 

Perda de peso eleva a qualidade de vida

Antes de mais nada, é importante buscar ajuda médica para compreender as razões do aumento de peso - que podem ser resultado de herança genética, alterações hormonais, distúrbios da tireóide e alimentação incorreta. Com o correto diagnóstico e o mapeamento da situação de saúde do paciente com sobrepeso ou obesidade, é possível tratar as causas adequadamente. 

Além disso, mudanças na rotina diária são essenciais para contribuir com a descida do ponteiro da balança e a consequente melhora da qualidade de vida. Reunimos abaixo algumas dicas importantes para quem deseja alcançar um peso saudável. Confira!

1) Utilize a tecnologia a seu favor

Existem diversos aplicativos disponíveis para auxiliar quem busca o peso ideal, e eles podem ajudar a organizar a rotina alimentar e os exercícios físicos de forma a otimizar os resultados futuros. Apps para caminhada podem, por exemplo, mensurar a distância percorrida diariamente, as calorias gastas, a evolução individual, e até mesmo gráficos sobre a perda de peso. Outros também ajudam na escolha de alimentos mais saudáveis. Não faltam opções!

2) Insira suplementos naturais na dieta

Os suplementos à base de substâncias naturais podem ser grandes facilitadores da perda de peso. Compostos à base de crustáceos, algas e fibras solúveis, ajudam na saciedade e reduzem a absorção de gordura pelo organismo. Eles funcionam também no estímulo ao intestino. Um exemplo é o SineLim 360. Outros suplementos, como chá verde, ajudam na queima da gordura corporal. Importante consultar o médico antes da utilização de qualquer suplementação. 

3) Mexa-se!

Além de auxiliar na perda de peso, os exercícios físicos reduzem a ansiedade, aumentam a disposição, e ajudam a reduzir os níveis de colesterol do organismo. Da caminhada à natação, da corrida ao alongamento, não faltam opções para todos os gostos. 

4) Elimine as bebidas açucaradas

A praticidade de apenas abrir uma caixa ou uma lata e obter uma bebida para consumo imediato é uma das causas do aumento de peso na população. Substitua os refrigerantes e sucos processados e industrializados por sucos naturais, que são ricos em fibras, ou por água saborizada, que hidrata o organismo e ainda ajuda a eliminar toxinas. 

5) Inclua mais legumes e verduras no cardápio

Que tal trocar a batata frita de todo dia por uma salada saborosa com diversos tipos de legumes? Além desta substituição, inclua algumas porções de legumes e verduras diariamente no seu cardápio, ingerindo desta forma mais nutrientes e fibras e tornando sua alimentação mais consciente.