Sopa é sinônimo de comida saudável?

Nutricionista Camila Laranja dá dicas e receitas para incluir a sopa na dieta

Foto: Divulgação


Veja mais notícias

Com a chegada do frio, muita gente já corre para fazer aquela sopa quentinha e de quebra já pensa nos quilinhos a menos na balança. Mas será que sopa é realmente saudável e emagrece? A nutricionista Camila Laranja, revela que nem sempre isso acontece e, dependendo dos ingredientes, ao invés de perder, você pode ganhar alguns quilos extras! Fique alerta!

Associar sopa a comida saudável é muito comum, mas nem sempre é verdade. Muitas vezes elas não são leves ou ajudam a emagrecer, já que muitas levam carboidratos em excesso e pouca ou nenhuma proteína! Se você costuma evitar carboidratos a noite por exemplo, e toma uma sopa com batata, mandioquinha, macarrão, abóbora, arroz, entre outros, essa sopa já não é adequada para sua rotina.

A orientação da Dra. Camila Laranja é escolher legumes mais leves para a sopa se você está em processo de emagrecimento. Chuchu, brócolis, couve flor, abobrinha, cenoura, e folhas como couve, escarola são a melhor opção. É possível incluir também uma proteína como frango, carne, ou até mesmo colocar uma proteína a parte. Para vegetarianos ou veganos, uma sopa de legumes + leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico) pode ser uma boa opção!

Confira as sopas DETOX indicadas pela nutricionista. Todas as receitas não levam proteína de origem animal e todas são feitas com ingredientes que auxiliam o organismo a destoxificar = eliminar toxinas. Para quem quer algo quentinho nesse inverno e ainda perder alguns quilinhos, vale a pena experimentar as sopas abaixo.

Foto: Divulgação

 

Creme de couve flor com brócolis + Farofa de quinoa com amêndoas

Ingredientes

1 xícara de chá de couve flor;

1 xícara de chá de brócolis;

1 dente de alho;

½ cebola pequena;

Azeite de oliva extra virgem;

Pimenta do reino a gosto;

Sementes de mostarda a gosto;

 

Modo de preparo

Refogue a couve flor e o brócolis com alho e cebola. No processador ou no mixer triture até virar um creme. Leve ao fogo e finalize com sal marinho integral, bastante pimenta do reino, azeite de oliva e sementes de mostarda. Essa receita também fica ótima se você acrescentar a farofinha de amêndoas antes de servir!

Benefícios: O creme de couve flor com brócolis é composto por esses dois legumes da família das brássicas, que contém glicosinolatos – compostos com ação anticâncer e que estimulam a destoxificação.

 

Foto: Divulgação

Creme de abóbora com cúrcuma e pimenta + Croutons de grão de bico

Ingredientes

500g de abóbora em cubos;

1 cebola picada;

1 colher de chá de alho picado;

1 colher de sopa rasa de cúrcuma em pó;

1 colher de sopa de azeite;

Pimenta do reino a gosto;

 

Modo de preparo

Cozinhe a abóbora com água suficiente para cobrí-la. Quando ela já estiver mole, bata no liquidificador junto com a água do cozimento e reserve. Refogue no azeite, a cebola e o alho. Assim que a cebola estiver murcha junte a abóbora que foi batida. Deixe engrossar. Ao final, adicione a cúrcuma e a pimenta do reino e sirva com os croutons de grão de bico.

Benefícios: Essa sopa contém a cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra. Ela tem a curcumina, um fitoquímico que tem efeitos antioxidantes, antiinflamatórios e antimutagênicos. Ela também tem efeito destoxificante por estimular síntese de glutationa e inibir enzimas específicas. A pimenta do reino é importante na preparação pois aumenta a ação da cúrcuma.

 

Foto: Divulgação

 

Caldo verde detox

Ingredientes:

1 unidade grande de couve flor;

1 maço de couve manteiga;

1/2 cebola picada;

1 colher de sopa de azeite;

4 dentes de alho picados;

Sal e pimenta do reino a gosto;

 

Modo de preparo:

Cozinhe a couve flor em pedaços, cobertos em água e temperados com sal a gosto até que fique bem macia. Reserve. Refogue a metade do alho e da cebola em azeite e em seguida misture a couve flor cozida junto com a água no cozimento. Bata essa mistura no liquidificador e volte para panela. Pique a couve manteiga em tiras bem fininhas e refogue no restante da cebola e do alho. Acrescente sal e pimenta a gosto. Reserve. Na hora de servir, junte o creme de couve flor com a couve.

Benefícios: Além de ser uma versão saudável e low carb do caldo verde tradicional, os ingredientes como a couve manteiga e couve flor contém flavonóides, carotenoides e glicosinolatos que atuam potencializando o detox.

 

ACOMPANHAMENTOS PARA AS SOPAS DETOX

Durante um processo de destoxificação é comum evitar proteínas de origem animal e com isso o consumo proteico fica reduzido. Ao acrescentar croutons de grão de bico ou a farofa de amêndoas, ajudamos no aporte proteico da refeição sem perder o caráter detox.

Farofa de amêndoas

Ingredientes:

1 xícara de chá de quinoa em grãos;

1/2 xícara de chá de farelo de aveia;

1/2 xícara de chá de amêndoas trituradas em pedaços médios ou em lascas;

3 colheres de sopa de linhaça;

2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem;

4 colheres de sopa de água;

Curry, sal, pimenta do reino a gosto;

 

Modo de preparo:

Em uma frigideira untada com azeite coloque as amêndoas e mexa com frequência para não queimar por cerca de 10 minutos. Depois acrescente os outros ingredientes menos a água. Mexa por mais 5 minutos, acrescente a água e mexa por cerca de 10 minutos ou até que a quinoa cozinhe e fique crocante.

 

Croutons de Grão de bico

Ingredientes:

500g de grão de bico;

1 Limão;

Sal a gosto;

4 colheres de sopa de azeite;

Temperos a gosto: pimenta do reino, cúrcuma, páprica doce, orégano;

 

Modo de preparo:

Deixe o grão de bico de molho por 24h em uma solução com água filtrada, um limão espremido e uma colher de chá de sal. Depois descarte a água e asse no forno (em uma forma grande e antiaderente) com mais sal, páprica doce, cúrcuma, pimenta do reino, orégano e azeite. Faça no forno médio por 30 minutos. É importante mexer pelo menos umas quatro vezes durante desse processo. Fique de olho para não queimar.
Caso ache que ele ainda não está crocante, deixe um pouco mais de tempo no forno.
Depois de pronto, coloque um pouco mais dos temperos e está pronto.