Como a suplementação eficiente é importante no crossfit

Cada vez mais as empresas estão procurando lançar linhas mais específicas para os praticantes da modalidade

Foto: Reprodução


O crossfit é uma modalidade em constante crescimento no meio esportivo. É caracterizado como um programa de treinamento de força e resistência, executado por movimentos funcionais de alta intensidade, variação e exercícios aeróbios. Diante do seu crescimento e da alta demanda física que a modalidade impõe aos praticantes, é fundamental que uma adequação alimentar e uma suplementação de qualidade seja atribuída na rotina desses esportistas, tanto para quem iniciou recentemente a prática, como para quem já faz por tempo prolongado.

O treino do dia, chamado de Wod, é dividido em aquecimento e treino, muitas vezes associado a competições. Em questões relacionadas à suplementação, no pre wod recomenda-se o aporte adequado de substâncias capazes de aumentar a capacidade aeróbica, ou seja, promover energia e estimular a disposição física e mental. Uma delas é a cafeína, componente que apresenta efeitos estimulantes e energéticos sobre o organismo dos atletas da modalidade. Diversos estudos apontam resultados eficazes na ingestão de produtos contendo cafeína antes do treino, especialmente, por conta da redução do desenvolvimento de fadiga, mediante a ação direta sobre o sistema nervoso central que leva a uma maior disposição e foco. Outros componentes que atuam em sinergia com a cafeína podem ser associados, incluindo a taurina, o inositol e a gluconolactona.

LEIA MAIS

O aporte nutricional também deve ser realizado durante o treino, ainda mais para atletas de crossfit que praticam diariamente. A creatina é um tipo de suplemento popular utilizado como recurso ergogênico no treino. A suplementação de creatina pode contribuir com o aumento das suas concentrações dentro do músculo, levando a maior promoção de energia e força. Esse resultado auxilia na melhora do desempenho muscular e promove adaptações positivas de treinamento, contribuindo com o aumento das repetições máximas nos exercícios escolhidos para o treino.

Já no pós wod é fundamental que o aporte adequado de proteínas seja feito de forma saudável, a fim de garantir a síntese proteica, e associada a carboidratos para eficiente reposição do glicogênio muscular (estoque de energia dentro do músculo). A Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva (ISSN), em uma revisão recente, mostrou que a combinação de proteínas e carboidratos pós-exercícios pode favorecer a recuperação muscular, aumentar a velocidade de recuperação do glicogênio, além de ajudar a reduzir os sintomas de dano ou fadiga muscular. Esse benefício se dá, principalmente, em treinamentos de resistência associados às atividades aeróbias, que são comuns na prática do crossfit. 

No crossfit, a suplementação é uma estratégia eficiente para garantir aporte adequado de nutrientes necessários, antes, durante e após o wod. Essa adequação é fundamental para promoção de energia, estímulo potencializado, reposição proteica e prevenção de fadiga muscular.

Fonte: New Millen