As cinco doenças que mais matam no Brasil

Além do estilo de vida, a falta de prevenção e também o uso errado de remédios farmacêuticos pioram ainda mais o quadro

Foto: Divulgação


Dados do Ministério da Saúde (OMS) mostraram que o perfil nacional da mortalidade se modificou nos últimos anos. Na década de 30, as doenças infecciosas e parasitárias eram as responsáveis pela maior taxa de mortalidade no País (cerca de 46%), mas hoje esse cenário mudou.

Atualmente, as cinco doenças que mais matam no Brasil estão associadas ao estilo de vida contemporâneo: agitação dos grandes centros, sedentarismo, estresse, má alimentação, consumo excessivo de cigarros e bebidas alcoólicas, entre outros. Além do estilo de vida, a falta de prevenção e também o uso errado de remédios farmacêuticos pioram ainda mais o quadro de saúde dos brasileiros. Confira a lista das cinco doenças que mais matam no Brasil atualmente.

1 – Doenças do coração e aparelho circulatório: Mais de 340 mil mortes por ano estão relacionadas a doenças do aparelho circulatório. Incluindo doenças isquêmicas (cerca de 108 mil mortes), doenças cerebrovasculares (mais de 99 mil mortes), infarto agudo do miocárdio (quase 88 mil mortes) e doenças hipertensivas (representando cerca de 46 mil mortes).

2 – Câncer: Cerca de 200 mil brasileiros são vítimas de câncer por ano. Os cânceres mais comuns são, na ordem: câncer de traqueia, brônquios e pulmões; câncer de cólon, reto e ânus; câncer de mama e câncer de estômago.

3 – Pneumonia e outras doenças respiratórias: A Pneumonia é uma das doenças respiratórias que mais mata! Já foram registradas um total de 139 mil mortes relacionadas a doenças respiratórias no período de um ano, sendo que quase 80 mil dessas mortes foram ocasionadas pela pneumonia.

4 – Diabetes e outras doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas: Cerca de 74 mil pessoas morrem no Brasil por ano por causa da diabetes e outras doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas. 78% dessas pessoas faleceram em decorrência a diabetes. A desnutrição matou mais de 6 mil brasileiros.

5 – Doenças do fígado e do aparelho digestivo: Segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, as doenças do fígado e do aparelho digestivo são responsáveis por cerca de 63 mil mortes por ano.

A maior preocupação é que esse número crescente de mortes deriva principalmente do atual estilo de vida da maioria dos brasileiros. Estudos mostram que fatores como má qualidade de vida, má alimentação, excesso de trabalho, entre outros, são os principais responsáveis por uma população tão doente. Outro fator responsável pelo número crescente de doenças e mortes é o uso excessivo de remédios farmacêuticos. As pessoas ficam dependentes desses remédios para aliviar a dor momentaneamente, que por sua vez corroboram para o surgimento de outras doenças.