Como tornar a sua dieta mais saudável com grãos

Nutricionista explica os benefícios de incluir o alimento nas refeições diárias

Foto: Divulgação


Dar os primeiros passos em direção a uma vida mais saudável pode ser mais simples do que se pensa. Um bom começo é por meio de uma reeducação alimentar. Há muitas formas de melhorar a sua dieta, uma delas é com o uso de grãos e cereais, que são nutritivos e já estão presentes nas mesas dos brasileiros. Mas como os grãos desempenham esse papel de tornar a vida mais saudável?

Para a nutricionista Larissa Miriam da Bio Mundo, rede de franquias que busca gerar saúde e bem estar na vida das pessoas por meio de uma alimentação saudável, os benefícios que os grãos trazem sãos muitos. “Eles são nutritivos e contêm quantidades consideráveis de vitaminas, como complexo B, que é muito importante no cardápio de veganos e vegetarianos. Outro ponto positivo é que, apesar de conter carboidratos, os grãos têm baixo índice glicêmico por sua proporção de fibras, auxiliam na saúde cardiovascular e redução do colesterol” afirma.

A nutricionista destaca também a importância de ficar atento às formas que os grãos são consumidos, que são subdivididos em cereais integrais e grãos refinados. “Elas interferem na qualidade e quantidade de nutrientes do produto. Por causa do processo industrial, os refinados acabam perdendo fibras, vitaminas e minerais. Algo que não ocorre com os integrais”, explica Larissa.

Por esse motivo se deve priorizar o consumo de grãos integrais. Os refinados, como a farinha de trigo branca, são pobres em fibras e vitaminas e podem levar a um aumento da glicemia se consumidos isolados (sem proteínas, gorduras e fibras) na refeição.

De acordo com a nutricionista, é importante variar os tipos de grãos e cereais, quanto maior a variedade mais diversificados são os nutrientes. Entre as melhores opções estão:

Soja

“Alguns grãos como a soja diminuem até mesmo os riscos de câncer de mama e próstata, mas é preciso ficar alerta com a procedência desses grãos, que, de preferência, devem ser orgânicos e não transgênicos, para serem usados com essa finalidade” comenta Larissa.

Feijão

Rico em fibras, proteínas, potássio, vitaminas do complexo B, zinco, ferro e magnésio, o feijão é importante para a regulação arterial, reforço do sistema imunológico, reparação muscular e prevenção da anemia.

Grão-de-bico

Consumido diariamente, pode reduzir o nível de colesterol ruim do organismo. É também o consumo ideal para quem tem diabetes porque as proteínas e fibras fazem com que a digestão ocorra de forma mais lenta controlando os níveis de glicemia no sangue. 

Ervilha

Ajuda a prevenir doenças cardíacas, melhorar a saúde mental e a evitar lesões oculares. A ervilha traz diversos benefícios para o organismo. Rica em vitaminas C e E, polifenois, ácidos fenóicos, entre outros nutrientes, o grão ainda combate a aceleração do envelhecimento. 

“Outros grãos podem ser colocados nessa lista, como lentilha, amaranto, arroz integral e quinoa. As opções são muitas quando se trata de tornar a sua dieta mais saudável”, finaliza a nutricionista da Bio Mundo, Larissa Miriam.

Fonte: Assessoria de Comunicação