Conheça alimentos ricos em vitaminas que ajudam unhas e cabelos

Se inseridas no dia a dia, vitaminas auxiliam no fortalecimento dos fios e das unhas

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Muitas pessoas sonham com cabelos fortes e brilhantes - iguais aos das propagandas - e unhas resistentes, que não quebram por nada. Mas você sabia que algumas vitaminas encontradas nos alimentos podem ajudar nessa tarefa? Segundo a nutricionista e pesquisadora Aline Quissak, um adulto perde em média 100 fios de cabelo por dia. Quando a quantidade aumenta, é bom ficar alerta. A mesma atenção vale para as unhas, que podem estar sofrendo caso estejam fracas.

Existem vários fatores que podem influenciar nesses problemas. Um dos principais é a alimentação, já que você pode não estar ingerindo as vitaminas, minerais e proteínas necessárias. “Vitaminas A, C, E, do complexo B, zinco, ferro, potássio, biotina, betacaroteno e aminoácidos são importantes para a saúde dos fios e unhas, por isso é fundamental que a pessoa tenha esses alimentos na rotina”, comenta a especialista.

 A boa notícia é que ninguém precisa se desesperar. Ingerir alguns alimentos pode dar aquela forcinha no cabelo e unhas. Para ajudar nesta tarefa, veja alguns dos alimentos, indicados pela nutricionista, ricos em vitaminas:

Vitamina complexo B - feijões, lentilhas, ervilhas, brócolis, peixes, leites, aves;
Vitamina C - acerola, goiaba vermelha, laranja, limão, abacaxi, espinafre, rúcula;
Vitamina E - castanhas, amendoim, alho, brócolis, tomate, manga, kiwi, salmão, semente de girassol;
Vitamina A - leite e derivados, espinafres, couve, acelga, agrião, cenoura, manga, mamão, abóbora;
Zinco - castanhas, cereais integrais, grão de bico, aves, espinafre, semente de abóbora e de linhaça;
Ferro - carne vermelha, ovo, feijão, lentilha, hortaliças verdes escuras;
Potássio - abacate, pera, banana, leite e derivados, abóbora, batata doce, aveia;
Biotina - castanhas, amêndoas, nozes, avelãs, ovo, carnes vermelhas;
Betacaroteno - cenoura, batata doce, abóbora, caqui, manga, mamão, melão, melancia, damasco, tangerina;
Aminoácidos - ovo, aves, carne de vaca, atum, salmão, sardinha, quinoa, chia, couve, alface, acelga e milho.

A nutricionista ainda lembra que é sempre importante procurar um especialista para ajustes individuais. “Quando introduzimos esses alimentos em nossa rotina, eles nos ajudam a fortalecer unhas e cabelos, mas é importante procurar um médico e um nutricionista para analisar o caso”, completa Aline.

Fonte: Nutri Secrets


NAIARA SILVEIRA

naiara@gaz.com.br