Metas simples para ter uma vida mais saudável

Ano novo é hora de colocar em prática alguns objetivos

Foto: Divulgação


Obter uma vida mais saudável é um dos principais objetivos para muitas pessoas a cada virada de ano, mas que muitas vezes acaba se perdendo no decorrer do tempo. “É comum começarmos um novo ano focados em cumprir nossas metas, mas com a correria do dia a dia acabar deixando de lado”, comenta a especialista em emagrecimento Edivana Poltronieri. “Isso acontece também porque as pessoas acham que para viver uma vida saudável é preciso fazer grandes mudanças, sendo que mudar pequenos hábitos já pode trazer um ótimo resultado.” Confira as dicas de Edivana para bater essa meta em 2020.

1 - Beber mais água
Manter-se hidratado está relacionado com um melhor funcionamento do corpo e da mente. O ideal é beber 35ml de água a cada quilo para quem é sedentário e 70ml para quem se exercita. Uma dica é colocar alarmes no celular ou carregar sempre uma garrafinha para lembrar.

2 - Consumir frutas e verduras
Alimentos que parecem práticos (industrializados), muitas vezes, apresentam produtos químicos artificiais e sintéticos. Prefira frutas e verduras: são ricas em água e fibras, que fortalecem a flora intestinal, evitando diversas doenças. A dica é desembalar menos e descascar mais. 

3 - Cuidado com o sal
O consumo excessivo do sal pode gerar doenças como hipertensão e problemas cardiovasculares. Preste atenção no quanto de sal você coloca na sua comida e procure ir diminuindo aos poucos. O vilão em si não é o sal, mas o sódio que ele carrega. 

4 - Usar o açúcar a seu favor
Assim como o sal, o açúcar pode ser um vilão da alimentação saudável e, quando ingerido em abundância, é capaz de provocar doenças como diabetes e obesidade. Dica da especialista: “Diminua aos poucos a quantidade usada no café, chá e sucos. Substitua também o suco de fruta adoçado por fruta in natura. Em bolos e tortas, troque o açúcar por frutas secas ou naturais e, quando bater a vontade louca de comer um chocolate, 70% cacau”. 

5 - Ficar de olho nas bebidas
Essa meta vale para todas as bebidas, principalmente refrigerantes, sucos concentrados e álcool. A ingestão excessiva de bebidas industrializadas pode contribuir para a obtenção e o agravamento dos problemas de saúde. Afinal, não são bebidas de verdade. Uma opção são os chás naturais e água aromatizada com frutas e ervas. 

6 - Preservar amizades
Essa meta tem tudo a ver com a era tecnológica na qual vivemos. Estudos apontam que manter os laços de amizade é o grande segredo da verdadeira felicidade e da longevidade. “Desgrude do celular e grude mais em pessoas. Amigos que possam rir e chorar juntos, jogar conversa fora e visitar, conseguem suprir o que nenhum bem material proporciona dentro de nós.” 

7 - Mexer o corpo
Se você é sedentário, comece com caminhadas ou substituindo o elevador por escadas. Após um mês, o corpo já estará acostumado e você poderá intensificar o exercício. Se você já realiza alguma atividade, que tal tentar algum esporte ou outra modalidade diferente? A sugestão de Edivana Poltronieri: “Para quem deseja emagrecer, aconselho o HIIT: rápido, completo e prazeroso. Existem várias séries disponíveis no YouTube”. 

8 - Planejar com antecedência sua semana
Faça um calendário e coloque todas as atividades da semana. Selecione as suas prioridades. Tentar fazer tudo ao mesmo tempo somente vai provocar estresse e angústia, prejudicando a meta de melhorar a qualidade de vida. Não deixe de reservar uma hora para fazer algo que te deixe feliz. Outro conselho importante é traçar metas alcançáveis para cumprir ao longo do ano. “Não tente cortar todos os doces logo em janeiro ou querer correr uma maratona até fevereiro. Comece por pouco, com pequenas mudanças que se tornarão mudanças efetivas no final do ano e para toda a vida. Lembre-se: prefira sempre o longo caminho curto do que o curto caminho longo.”

9 - Dormir mais e melhor
Pessoas que dormem pouco ou inadequadamente tendem a sofrer com o organismo desregulado e aumento da fome, fator importante no ganho de peso. “Evite atividades agitadas e intensas antes de dormir, assim como o celular e notícias. O quarto deve estar em escuridão e silêncio total. Tome um chá morno de maracujá com camomila. Inspire e expire lentamente e profundamente. O resultado será uma boa noite de sono”, recomenda a especialista.

10 - Cuidar da vida financeira
Ser organizado financeiramente é uma meta que, quando cumprida, tornará a pessoa mais saudável mentalmente. Faça planilhas de gastos para ter um melhor controle dos lucros e prejuízos. Essa será a maneira mais eficiente de monitorar as economias durante o próximo mês. Dica da especialista: “Existem diversos aplicativos, consultorias e profissionais dedicados a ajudar a organizar sua vida financeira”. 

11 - Ter recompensas
Obter uma recompensa quando achar que está se saindo bem nas metas é primordial. Faça alguma coisa de que goste, como sair com os amigos, dançar ou até mesmo ficar em casa sem fazer nada. O importante é reconhecer o seu esforço e continuar praticando os hábitos saudáveis. Dica da especialista: “Olhe-se no espelho. Elogiese mais. Parabenize-se. Sinta mais orgulho de você. E lembre-se: sentimentos só são recompensados com outro sentimento, nunca com coisas”.

Dica final: “Se você conseguir realizar 20% das metas acima, já será 80% mais saudável e feliz e isso realmente acontece! Pode apostar.”