Estar de bem com a vida é essencial

O dia parece cada vez mais curto, não é suficiente para realizar tudo o que se pretende

Foto: Divulgação


Vivemos atualmente diante da mesma situação: todos nós buscamos maneiras de nos livrarmos do estresse, o grande causador de muitas doenças e também acelerador da produção dos radicais livres, que envelhecem o organismo. O dia parece cada vez mais curto, não é suficiente para realizar tudo o que se pretende. Todos vivem “a cem por hora”. Estresse total.

Ninguém escapa a essa realidade, no entanto, as mulheres padecem de uma causa extra. Devido à sua própria natureza, são cuidadoras em potencial e por isso acabam se preocupando mais quanto aos aspectos familiares e domésticos. Elas têm o “péssimo hábito” de fazer várias coisas ao mesmo tempo! A verdade é que, na maioria das vezes, a mulher é compelida a isso por força das circunstâncias: trabalha fora e dentro de casa, cuida dos filhos, da estrutura que mantém o conforto da família e ainda exerce o papel de companheira e confidente de seu homem. Vamos combinar que é bastante – e afirmando isso, não se pretende desmerecer o desempenho masculino.

Trata-se de um ritmo alucinante para um bom número de mulheres, tudo por causa de um novo estilo de vida que acaba sendo uma rotina desgastante. Isso exige cuidados com a saúde e a beleza, além de muito empenho e força de vontade, já que algumas das doenças são causadas pela alta exposição ao estresse e alimentação inadequada.

Para citar apenas algumas atitudes positivas, o ginecologista deve ser visitado uma vez por ano para a realização de exames preventivos. Depois, deve-se abrir uma guerra contra o sedentarismo. Caminhar regularmente é um grande começo. E que ninguém se iluda, nenhum creme fará o efeito prometido se a saúde estiver comprometida. Lembrando que o maior amigo, mas também o maior inimigo, das mulheres são os hormônios.

Os inevitáveis sintomas da TPM (tensão pré-menstrual) podem ser minimizados evitando-se o consumo de alimentos com cafeína, refrigerantes e chocolates. Também é importante diminuir a ingestão de sódio, porque o excesso provoca a retenção de líquidos.

OUTRAS DICAS IMPORTANTES

Na hora do almoço, se não tiver tempo para uma refeição completa, opte por um lanche saudável e evite ficar em jejum por mais de quatro horas. Acrescente na alimentação nutrientes como o ômega 3, presente nos peixes em geral; vitamina E, encontrada facilmente nas verduras e hortaliças de cor verde e também na ervilha, sementes de girassol, germe de trigo, nozes e aspargos; e o selênio, encontrado na aveia, arroz integral, pêssegos e castanha-do-pará. Inclua também na lista o brócolis, a cenoura, o espinafre e alimentos integrais.

Esses componentes agem como antioxidantes: eles combatem os radicais livres, envelhecimento, câncer, artrite, doenças autoimunes, doenças do coração e câncer de mama, agindo na melhora do humor, depressão, fadiga, ansiedade e motivação.

Já que é inevitável a rotina de trabalho, de levar filhos à escola, enfrentar filas de trânsito e no fim do dia chegar em casa e ainda ter as tarefas domésticas pela frente, é normal que as mulheres sejam atingidas por um cansaço interminável, também conhecido por estresse. Portanto, procure aliar ao dia a dia hábitos saudáveis, descansar, praticar atividades físicas e de lazer. É difícil encaixar um horário só para você no seu cotidiano? Talvez seja apenas uma questão de organização. Liste as suas tarefas prioritárias, olhe com atenção e você encontrará uma brecha na qual poderia dedicar-se a si mesma. Nesse momento, desligue-se de tudo e pense apenas em você.