Cinco dicas básicas para desinfetar as roupas

O vírus pode durar entre dois e três dias nas roupas, mas é pouco tolerante às altas temperaturas

Foto: Divulgação


A pandemia do novo coronavírus é assunto em todo o Brasil. Já são mais centenas de casos confirmados em todo o país e, com isso, existe mobilização como o fechamento de comércios, os pedidos do governo para as pessoas não saírem de casa e apenas os serviços básicos de supermercados, hospitais e farmácias que estão liberados para funcionar. Sendo assim, como o serviço de lavanderia se enquadra neste cenário?

Este último é de grande importância, pois os germes que voltam para casa são deixados nas roupas e, por isso, é essencial uma limpeza completa para evitar a propagação da Covid-19.

Segundo Jaume Alijotas Reig, especialista do Instituto de Medicina e Imunologia de Barcelona, "o vírus pode durar entre dois e três dias nas roupas, mas é pouco tolerante às altas temperaturas e facilmente removível com água sanitária". Então para combater esta doença que se espalha pelo Brasil e pelo mundo veja cinco dicas importantes para desinfetar as roupas em casa.

1 - Use muita água em cada lavagem e evite cargas muito grande de roupas na máquina. É importante que as peças tenham espaço para mexer de forma adequada durante o processo;

2 - Use mais sabão do que o habitual, pois ele retém melhor a sujeira e tem capacidade de remover qualquer resíduo;

3 - Caso a roupa esteja contaminada de produtos químicos ou materiais tóxicos, use um desinfetante especial para lavagem, como o alvejante;

4 - Em caso de pessoas doentes em casa, além do uso do alvejante, é importante que as roupas sejam lavadas com água quente, acima dos 60 graus, para que o vírus não sobreviva nas peças;

5 - No processo de secagem, o processo em alta temperatura também ajuda a completar o processo de limpeza das roupas. Assim como o secador, no ato de passar a roupa, o ferro quente também é bastante útil para as roupas de algodão e roupas de cama.

Logo após a execução, lembre-se de sempre lavar as mãos com água e sabão, usar alcóol em gel e evitar contato ao rosto, de preferência nos olhos, nariz ou boca. É extremamente importante que cuidemos das roupas contra o vírus, mas também mantermos o nosso nível de higiene e, claro, ficarmos em casa o máximo possível.