Dores no corpo ao acordar? Saiba como a postura correta pode ajudar

De lado, de barriga para cima ou até mesmo de bruços, conheça algumas dicas simples para ajudar a encontrar maior conforto ao se deitar

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Acordar com dores no corpo não é uma boa forma de iniciar o dia. Muitas vezes, mesmo com as oito horas recomendadas de sono, aquele incômodo no pescoço ou no ombro insiste em surgir de manhã e acompanhar a pessoa durante toda tarde. Esse é um problema que pode ter origem na postura inadequada ao dormir. Mas afinal, existe um jeito certo para repousar?

Dormir pode parecer um processo simples, só deitar na cama e apoiar a cabeça no travesseiro, porém isso não garante um sono revigorante e adequado. Segundo a consultora do sono, Renata Federighi, a boa postura é importante para proporcionar ao corpo conforto e, assim, evitar os pequenos despertares durante a noite. "A postura correta mantém a coluna cervical sempre alinhada com o tronco, livrando musculaturas e nervos de pressões, melhorando a circulação sanguínea e permitindo que os estímulos elétricos do cérebro sejam enviados para os demais órgãos do corpo", comenta.

A especialista aconselha a dormir de lado ou de barriga para cima, com as pernas levemente flexionadas. "Na posição lateral a coluna fica perfeitamente alinhada. Uma dica é utilizar dois travesseiros, sendo um para a cabeça, preenchendo o espaço entre ela e o colchão, formando um ângulo de 90 graus no pescoço. E outro entre os joelhos, que devem estar afastados e semiflexionados, para evitar a rotação da lombar", destaca a consultora.

A dica de manter os joelhos semiflexionados também é válida para quem dorme com a barriga voltada para cima. Porém o travesseiro deve ser colocado embaixo dos joelhos, a fim de melhor alinhar a região lombar. "Quanto o dormir de bruços, essa não é uma posição recomendada, por forçar a musculatura da coluna, em especial a cervical e lombar. Porém, caso não consiga dormir em outra posição, é aconselhável usar dois travesseiros bem baixinhos, sendo um apenas para apoiar a cabeça e outro debaixo do quadril, a fim de minimizar os impactos negativos na coluna", alerta Renata.

O travesseiro e o colchão desempenham papéis essenciais nas noites de sono, sendo itens fundamentais para manter a coluna alinhada de forma confortável. "O travesseiro serve para preencher completamente o espaço entre a cabeça e o colchão, evitando dores nas costas e musculares ao despertar. Por isso, uma boa dica é investir em um travesseiro adequado para o seu tipo físico, postura escolhida para o sono e, claro, ao seu gosto pessoal" completa a consultora.