Arroz e feijão: conheça os benefícios da dupla mais querida dos brasileiros

Alimentos são ricos em proteínas e fibras, além de contarem com uma série de nutrientes que fazem bem à saúde

Foto: Divulgação


Quando falta criatividade na cozinha, não é preciso sofrer: a dupla arroz e feijão é a escolha certa para garantir a dose de nutrientes que a sua família precisa. O primeiro veio do sudeste asiático, enquanto o segundo foi trazido do norte da África, mas foi em território brasileiro que sua combinação ganhou fama.

Segundo dados de uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de cada dez brasileiros, sete comem feijão diariamente. Em relação ao arroz, estima-se que cada brasileiro consuma 45 kg do alimento por ano.

Mas, afinal, consumir esse prato em tamanha quantidade faz bem para a saúde? E a resposta é sim. "A combinação arroz e feijão pode ser consumida todos os dias sem culpa pelos brasileiros. O importante é não exagerar nas medidas e acrescentar sempre que possível um vegetal para complementar o prato", afirma a nutricionista clínica Juliana Tavares.

O arroz é rico em vitaminas e aminoácidos que fortalecem o sistema nervoso e muscular, enquanto o feijão é rico em proteínas e fibras. De acordo com a nutricionista, os grãos de feijão podem ajudar até no funcionamento intestinal, prevenindo constipações. "O feijão ajuda no bem-estar geral do corpo. É considerado uma das melhores fontes de proteína e ferro na dieta", pontua.

Individualmente, esses grãos já trazem muitos benefícios, mas quando consumidos juntos, o arroz e o feijão se complementam. Ambos têm em sua composição um elemento comum: os aminoácidos. Em conjunto, eles ajudam a formar as proteínas do corpo, especialmente nos músculos, pele, cabelos, unhas, ossos e na cicatrização. "Os aminoácidos deficientes no feijão são justamente os que estão presentes no arroz. O arroz é pobre no aminoácido lisina, presente no feijão. Neste, por sua vez, falta o aminoácido essencial metionina, abundante no arroz. Por este motivo, a combinação do prato de arroz e feijão apresenta um valor proteico muito bom", diz a nutricionista.